Brasil tem mais bolsonaristas que petistas, diz pesquisa; veja números

Atualizado em 8 de março de 2024 às 18:07
Presidente Lula e Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

O instituto de pesquisas AtlasIntel lançou um estudo inédito medindo a percepção dos brasileiros sobre o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento mostra que os dois dividem o país de forma equilibrada, com 32% se identificando como bolsonaristas e 31,2% como petistas ou seguidores de Lula.

Em relação à rejeição, o grupo antibolsonarista tem uma leve vantagem sobre o antipetista. Enquanto 8,6% declararam não ser petistas, mas antibolsonaristas, 16,5% disseram ser antipetistas.

Conforme o estudo, o Brasil atualmente registra um nível considerável de “polarização social”, atingindo 67 em uma escala de zero a cem. Questões políticas lideram o ranking, alcançando 76 pontos, com mais da metade dos entrevistados expressando um forte conflito entre apoiadores de diferentes partidos.

Presidente Lula ao lado de Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Quando se trata de definir o posicionamento político, a pesquisa revela que 20,5% seguem a abordagem de direita de Bolsonaro, enquanto 17,3% demonstram aderência à esquerda de Lula. No entanto, apenas 6% se identificam como centristas, enquanto o restante se divide em diferentes preferências, incluindo valores morais, religião e lideranças específicas.

Com as eleições municipais se aproximando, a pesquisa mostra que 39% dos eleitores preferem candidatos ligados a Bolsonaro e 37,8% a Lula. No entanto, o estudo destaca que, em um segundo turno, os candidatos terão que ajustar seus discursos para conquistar os 23% que buscam fugir dessa lógica polarizada.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link