Brasil tem seis capitais que vão “congelar” no fim de semana; saiba quais

Atualizado em 28 de junho de 2024 às 12:33
Termômetro marca 3°C em Curitiba. Foto: James Tavares/Secom

O próximo fim de semana deve sofrer a primeira onda de frio do inverno de 2024. A temperatura baixa tende a chegar devido ao avanço de uma forte frente fria que afetará principalmente os estados do Sul, além de partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Segundo o meteorologista Fábio Luengo, a frente fria começará a avançar pelo país já nesta sexta-feira (28). E, de acordo com as informações da Climatempo, as seis capitais mais impactadas pelo frio serão: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá.

Essa queda nas temperaturas será acentuada e sentida em praticamente todo o país, quebrando uma sequência de dias quentes que se instalou desde 5 de maio, especialmente na faixa central do país. O período de frio intenso deve durar até a próxima terça-feira (2/7). As capitais que devem registrar as menores mínimas e máximas do ano são Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá.

São Paulo em dia de 10°C. Foto: reprodução

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre pode registrar uma mínima de 2°C e Curitiba de 3°C no domingo (30). Na segunda-feira (1), a previsão é de mínima de 10°C em São Paulo e de 16°C em Cuiabá.

A região Sul é a única que pode enfrentar a chamada onda de frio, caracterizada por temperaturas negativas e geadas em várias áreas. Segundo Luengo, a tendência é de temperaturas 5 graus ou mais abaixo da média.

Para a região Sul, há previsão de geada entre o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul, além de temperaturas negativas, que podem chegar até -8°C nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense. Apesar do frio previsto para os próximos dias, a expectativa é de um inverno com temperaturas acima da média para a estação.

De forma geral, massas de ar seco no interior do país devem dificultar o avanço do ar polar, como ocorreu durante o outono. O frio tende a ficar mais restrito à região Sul. Meteorologistas também alertam que novas ondas de calor podem ocorrer, especialmente mais para o fim da estação. Os meses de agosto e setembro tendem a ter temperaturas muito acima da média.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.