Brasil tem US$ 3,1 bi de crédito com outros países e quer negociar para receber

Atualizado em 17 de março de 2024 às 10:49
Lula reunido com lideranças africanas em maio de 2023. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil está engajado em uma iniciativa significativa para revisar o endividamento global, visando proporcionar recursos adicionais às nações devedoras, principalmente as africanas, para investimentos em projetos sociais e de desenvolvimento sustentável. Com informações do Globo.

De acordo com um levantamento do Ministério da Fazenda, o Brasil possui um crédito de US$ 3,1 bilhões com 13 países, com destaque para aqueles localizados no continente africano. Essa revisão das dívidas tornou-se uma das principais bandeiras do Brasil na presidência do G20, cujo mandato se estende até novembro.

Recentemente, o governo brasileiro iniciou negociações para possíveis descontos com outros países credores, com foco inicialmente nas nações africanas. Cuba e Venezuela, por exemplo, estão conduzindo discussões separadas com o Brasil, dada sua exclusão praticamente completa do sistema financeiro internacional.

Em fevereiro, Havana expressou interesse em honrar suas dívidas, mas citou desafios devido à pandemia e ao embargo dos Estados Unidos, em vigor há décadas.

A questão do endividamento global também está sendo abordada em relação à Venezuela, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressando a necessidade de consolidar os dados antes de qualquer discussão.

Nicolas Maduro, o presidente venezuelano, abraçado a Lula. Brasil é credor da Venezuela. Foto: Ricardo Stuckert

Além disso, há esforços para ampliar a discussão sobre o tema para o G20, onde a China, um dos principais credores, não faz parte do Clube de Paris. O Brasil busca garantir que esse debate seja incluído na agenda do G20, aproveitando a representatividade do grupo.

Os esforços para obter um consenso mais amplo sobre o endividamento global refletem a busca do Brasil por uma solução abrangente e inclusiva para essa questão crítica.

No entanto, há desafios significativos, especialmente considerando as diferentes perspectivas e interesses dos diversos países envolvidos. Ainda assim, o Brasil está determinado a priorizar o desenvolvimento das nações sobre as questões de dívida, promovendo discussões que levem a soluções mutuamente benéficas.

Nesse contexto, especialistas destacam a importância de os países enfatizarem políticas de governança sólidas e práticas fiscais responsáveis como base para essas negociações. Além disso, ressaltam a necessidade de acordos que considerem não apenas os aspectos financeiros, mas também o impacto social e econômico das medidas adotadas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

 Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link