O Brasil transformado pelo movimento negro

Atualizado em 19 de novembro de 2021 às 21:13
Pauta Brasil
O Brasil transformado pelo movimento negro – Thumb/DCM

No país do racismo estrutural é fundamental, não só no mês da Consciência Negra, reafirmar ações que gestaram mudanças nas relações raciais. A criação da Secretaria da Igualdade Racial (Sepir), legislações e sentenças judiciais antirracistas, as cotas raciais no ensino superior e o espaço crescente dedicado ao tema racial no Brasil, nos veículos de comunicação e na academia, foram resultados colhidos pelo movimento negro, fruto de ação continuada de médio a longo prazo.

Nesta sexta-feira 19 de novembro, o programa Pauta Brasil discute as transformações promovidas a partir da ação incansável do movimento negro, processos de acúmulo com conquistas muitas vezes parciais, mas no campo prático e no das ideias. Participam do debate Makota Celinha Gonçalves, Roberto Borges, Renato Ferreira e Selma Dealdina.

Leia também:

1; Governo Bolsonaro praticou assédio e interferiu no ENEM, denunciam funcionários

2; ABMD repudia ameaças de André Constantine a Kiko Nogueira

3; Bolsonaro diz o que pensa sobre denúncias de queimadas na Amazônia: “Charopada”

Conheça os participantes

Makota Celinha Gonçalves é jornalista, empreendedora social da Rede Ashoka e coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira.

Roberto Borges é professor Titular do Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET/RJ. Atua na área Interdisciplinar, com foco nas relações raciais, no antirracismo, no cinema negro e nas práticas identitárias em mídias filmográficas.

Renato Ferreira é advogado, doutorando em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense. Ex-assessor da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Professor de Direito Ambiental e de Políticas Públicas. É membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior GEA-ES criado pela FLACSO e Fundação Ford.

Selma Dealdina é quilombola do Angelim III, Território do Sapê do Norte. Assistente Social, assessora da Coordenação Estadual das Comunidades quilombolas do Espírito Santo ‘Zacimba Gaba’; Via Campesina, Núcleo da Marcha das Mulheres Negras do Espírito Santo. Conselheira da Anistia Internacional, Fundo Socioambiental CASA e secretária administrativa da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e organizadora do livro Mulheres Quilombolas territórios de existências negras femininas.

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.