Brasil trará estrangeiros em voos de repatriação da FAB, diz Pimenta

Atualizado em 27 de outubro de 2023 às 22:02
Avião da FAB, modelo KC-30, está trazendo brasileiros de Israel. Foto: Divulgação/FAB

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, informou nesta sexta-feira (27) que o Brasil começará a trazer estrangeiros que desejam sair da zona de conflito entre Israel e o Hamas, caso haja espaço nos próximos voos de repatriação.

“A partir das próximas viagens, tendo lugar nos aviões, começaremos a trazer os nossos irmãos dos países vizinhos, que não tem logística. No último voo já vieram três bolivianos”, escreveu Pimenta no X (antigo Twitter).

Até o momento, 1.410 pessoas e 55 animais de estimação foram repatriados. Cerca de 30 pediram ajuda do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para deixar a Faixa de Gaza, mas ainda não conseguiram sair do território em conflito.

O governo brasileiro negocia a autorização do Egito para liberar a saída do grupo pela fronteira de Rafah. Os brasileiros estão em residências próprias ou alugadas pelo Itamaraty.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: André Borges/EFE

Na quinta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por chamada de vídeo com uma família de brasileiros em Gaza. “Coloco-me no lugar de vocês”, disse o petista.

“Contem com o governo brasileiro. A gente vai continuar a nossa luta, conversar com os presidentes que for possível conversar, para que a gente consiga libertar os reféns, criar corredores humanitários para as vítimas da insanidade”, completou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link