
Um brasileiro está detido nos Estados Unidos desde novembro de 2025 após ser preso durante a etapa final da entrevista para obtenção da residência permanente. Matheus Silveira, de 30 anos, foi detido por agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) enquanto comparecia, ao lado da esposa, a um escritório do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), em San Diego, na Califórnia. A prisão ocorreu no dia 24 de novembro e, desde então, ele permanece sob custódia no Centro de Detenção de Otay Mesa.
Matheus é casado com Hannah Silveira desde agosto de 2024. Ela é veterana do Exército estadunidense, onde atuou como paramédica, e atualmente exercia a advocacia na Califórnia.
Em entrevista ao portal Newsweek, Hannah relatou que a entrevista no USCIS representava a última fase do processo de regularização migratória do marido e que o pedido havia sido aprovado.
Segundo ela, no entanto, a agente responsável interrompeu o procedimento ao informar que “pessoas no corredor” aguardavam pelo casal. Pouco depois, quatro agentes do ICE entraram na sala e efetuaram a prisão de Matheus, alegando a existência de um mandado relacionado à permanência no país após o vencimento do visto.

De acordo com a versão apresentada pelas autoridades, Matheus teria permanecido nos Estados Unidos além do prazo permitido pelo visto de estudante F-1. A secretária-assistente do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, confirmou a detenção ao Newsweek.
“No dia 24 de novembro, o ICE prendeu Matheus Depaula Silveira, um estrangeiro ilegal criminoso do Brasil que permaneceu no país após o vencimento do visto de estudante F-1”, afirmou em nota. Hannah, por sua vez, explicou que o visto do marido expirou durante o período da pandemia de coronavírus, quando houve restrições severas de mobilidade e dificuldades para regularização migratória.
Atualmente, Matheus obteve o direito à saída voluntária do país, alternativa à deportação formal. O acordo, no entanto, impede seu retorno aos Estados Unidos por um período de dez anos.
A medida obriga o casal a reformular completamente os planos de vida construídos na Califórnia. Segundo Hannah, a intenção agora é retornar ao Brasil e se estabelecer no Rio de Janeiro assim que o marido for liberado. Antes da detenção, Matheus estudava para ingressar no setor da aviação, com planos de se tornar piloto.