Brasileiros acreditam mais na Terra plana do que em Ciro Gomes

Atualizado em 4 de julho de 2022 às 11:59
Ciro tem aparecido em gripos de whatsapp bolsonaristas
Ex governador do Ceará Ciro Gomes
Foto: Reprodução

A adesão dos brasileiros a teorias da conspiração virou tema de uma pesquisa de opinião pública quantitativa, divulgada neste domingo (3) pelo jornal O Globo. Um dos dados que mais surpreende é o número de entrevistados que acreditam que a Terra é plana.

Mas há um fato que espanta ainda mais: a quantidade de brasileiros que creem na Terra plana é mais que o dobro daqueles que pretendem votar no ex-ministro Ciro Gomes, candidato do PDT ao Palácio do Planalto, segundo pesquisas sobre as eleições presidenciais deste ano.

De acordo com o levantamento, 20% acreditam na teoria falsa. Entre analfabetos ou pessoas que completaram somente os anos iniciais do ensino fundamental, esse percentual chega a 27%.

Na última sondagem do instituto Datafolha, o pedetista registrou 8% (máximo que tem sido capaz de obter desde que as pesquisas começaram), sem conseguir atingir os dois dígitos de jeito nenhum.

Outro discurso conspiratório que tem mais adesão que a figura de Ciro Gomes é o de que a chegada do homem à lua é “mentira”. 21% dos entrevistados não compram a ideia de que o homem “deu grande passo para a humanidade”.

As teorias disseminadas por bolsonaristas são amplamente mais aceitas que as mentiras de Ciro sobre o ex-presidente Lula e o PT. O ex-governador do Ceará, inclusive, tem sido criticado por servir como linha auxiliar dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que têm usado suas frases para atacar o petista.

A maioria dos brasileiros deve ter acreditado no candidato do PDT somente quando ele reconheceu, no dia 21 de junho, que é “quase impossível” ser eleito.

Tire suas próprias conclusões:

Pesquisa do Globo sobre teorias conspiratórias

Pesquisa Datafolha para presidente