Brasileiros alojados em Gaza aguardam autorização para entrar no Egito

Atualizado em 14 de outubro de 2023 às 9:51
Brasileiros alojados em escola católica de Gaza aguardam aval para entrar no Egito. Foto: Reprodução

Um grupo de cidadãos brasileiros está aguardando, neste sábado (14), a autorização para deixar a cidade de Khan Younes, localizada no sul da Faixa de Gaza. O governo federal do Brasil providenciou um ônibus para transportar o grupo até a fronteira com o Egito, onde aguardam a abertura da passagem de Rafah para entrada no país africano.

Por volta do meio-dia, horário local em Gaza, cerca de 19 brasileiros já haviam colocado suas malas no ônibus em preparação para a viagem. No entanto, ainda não receberam a aprovação necessária para prosseguir. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles.

Devido à falta de segurança para atravessar até o Egito, os brasileiros foram acomodados em uma residência na cidade de Khan Younes, ao sul da Faixa de Gaza. Até as 14h (8h no Brasil), ainda não havia confirmação sobre a liberação para continuar a jornada. O grupo é composto por 19 brasileiros, incluindo 11 crianças, cinco mulheres e três homens.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, destacou que o percurso até a fronteira egípcia é relativamente curto e deve levar cerca de duas horas. “Comunicamos à Defesa de Israel sobre o nosso ônibus: trajeto, placa, lista de passageiros. Tudo para evitar que ele seja bombardeado e para que possa fazer esse trajeto em segurança”, enfatizou.

Brasileiros alojados em escola católica de Gaza começam a embarcar em ônibus do governo brasileiro
Brasileiros alojados em escola católica de Gaza começam a embarcar em ônibus do governo brasileiro — Foto: Divulgação

Inicialmente, o plano era que o ônibus já tivesse partido em direção a Rafah, no Egito. No entanto, devido ao fechamento temporário da fronteira por parte de Israel, o plano foi adiado. O embaixador explicou que, devido a essas condições adversas, a decisão foi tomada para transferir os brasileiros da escola para a cidade de Khan Younes, considerada um local mais seguro que Gaza. Uma família local irá abrigar o grupo.

Atualmente, não há um prazo definido para a partida do ônibus em direção ao Egito. Ao todo, 28 pessoas, incluindo 22 brasileiros, três imigrantes palestinos e três parentes palestinos, solicitaram a saída da região utilizando o ônibus.

Neste mesmo sábado, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, anunciou que o Egito concordou em receber os brasileiros interessados em deixar a Faixa de Gaza. Ele acrescentou que a população confinada na região sairá pela passagem de Rafah, localizada na fronteira sul da Faixa de Gaza com o Egito.

“Propusemos que os brasileiros saíssem e fossem levados a um aeroporto, em uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) estará esperando”, disse Vieira, em entrevista coletiva a jornalistas após reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.