
Pesquisa Atlas Intel divulgada nesta terça-feira (8) revela que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem hoje maior respaldo popular do que o Congresso Nacional na tarefa de definir regras para o funcionamento das redes sociais.
Segundo o levantamento, 33% dos brasileiros dizem confiar muito no STF, e outros 20% afirmam confiar, somando 53% de avaliação positiva. Em contraste, 40% não confiam nada na Corte, enquanto 7% disseram não saber.
O Congresso, por sua vez, enfrenta um descrédito profundo: apenas 3% dizem confiar muito em deputados e senadores, enquanto 8% confiam. Por outro lado, 33% afirmam confiar pouco e 56% não confiam nada.

A confiança no STF é mais forte entre eleitores de Lula (55,8% confiam muito), pessoas com ensino superior (31,7%) e católicos (41,1%). Já a desconfiança é maior entre os que votaram em Jair Bolsonaro (96,1% não confiam nada no STF), evangélicos (44,1% não confiam nada) e quem tem renda acima de R$ 10 mil (31,9% não confiam nada).
Por outro lado, o Congresso é rejeitado por amplos segmentos: 63,5% dos que têm apenas ensino fundamental não confiam nada, e 67,9% dos agnósticos ou ateus expressam a mesma visão negativa.
A pesquisa também mediu a percepção de risco de censura: 48,9% afirmam que não há risco de censura por parte do STF nas redes sociais, enquanto 39,4% veem alto risco, 6,6% acham que há algum risco e 5,1% não souberam responder.
