Brasileiros que estão em Gaza vão sair pelo Egito neste sábado (14), diz Mauro Vieira

Atualizado em 13 de outubro de 2023 às 20:35
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (13) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negociou com o Egito para que os brasileiros que estão em Gaza possam sair pelo país.

“O governo brasileiro negociou para que os brasileiros que se encontram em Gaza possam sair pelo Egito. É a única forma de sair”, declarou.

Segundo o ministro, a expectativa é que os brasileiros possam cruzar a fronteira neste sábado (14). “[Os brasileiros] sairiam neste ônibus, que os transportará amanhã. E, o que nós propusemos, é que saíssem e fossem levados a um aeroporto, em uma localidade muito próxima da fronteira, onde o avião da Força Aérea Brasileira estará esperando”, disse Mauro Vieira.

A declaração ocorreu após reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que discutiu a situação em Gaza.

Até o momento, as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que participaram da operação de repatriação transportaram 494 brasileiros que se encontravam em Israel.

O avião brasileiro que deverá tirar o grupo do Egito é uma aeronave de uso da Presidência da República, que partiu de Brasília na quinta-feira (12) e pousou em Roma.

Veja o vídeo:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link