O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (13) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negociou com o Egito para que os brasileiros que estão em Gaza possam sair pelo país.
“O governo brasileiro negociou para que os brasileiros que se encontram em Gaza possam sair pelo Egito. É a única forma de sair”, declarou.
Segundo o ministro, a expectativa é que os brasileiros possam cruzar a fronteira neste sábado (14). “[Os brasileiros] sairiam neste ônibus, que os transportará amanhã. E, o que nós propusemos, é que saíssem e fossem levados a um aeroporto, em uma localidade muito próxima da fronteira, onde o avião da Força Aérea Brasileira estará esperando”, disse Mauro Vieira.
A declaração ocorreu após reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que discutiu a situação em Gaza.
Até o momento, as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que participaram da operação de repatriação transportaram 494 brasileiros que se encontravam em Israel.
O avião brasileiro que deverá tirar o grupo do Egito é uma aeronave de uso da Presidência da República, que partiu de Brasília na quinta-feira (12) e pousou em Roma.
Veja o vídeo:
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, falou com jornalistas após reunião do Conselho de Segurança da ONU, e afirmou que os brasileiros que estão em Gaza vão sair pelo Egito#CNNArena https://t.co/JCetojwY2Z pic.twitter.com/JFI6fLa6sp
— CNN Brasil (@CNNBrasil) October 13, 2023