Brasileiros sequestrados por Israel vão receber visita do Itamaraty amanhã

Atualizado em 2 de outubro de 2025 às 17:31
Barcos da flotilha Global Sumud Sailing que tentam levar ajuda humanitária a Gaza. Foto: Stefanos Rapanis/Reuters

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e os demais brasileiros sequestrados por Israel nesta quarta (1º) enquanto levavam mantimentos a Gaza devem receber a primeira visita consular nesta sexta (3). Eles foram interceptados na flotilha humanitária Global Sumud, que contava com cerca de 40 embarcações e 500 voluntários.

O DCM recebeu a seguinte nota da assessoria da deputada:

Na manhã desta quinta-feira (2), uma comitiva de parlamentares do Congresso Nacional reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Itamaraty, para tratar da situação dos 15 brasileiros e brasileiras integrantes da iniciativa que levava alimentos e medicamentos ao povo palestino em Gaza.

Entre eles está a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), cuja embarcação foi ilegalmente interceptada pela Marinha de Israel em águas internacionais.

A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE). Foto: Reprodução

Durante a reunião, foi confirmado que o Brasil realizará uma primeira visita consular nesta sexta-feira (3), com o objetivo de verificar a integridade física da delegação brasileira detida ilegalmente, garantir assistência e encaminhar medidas de proteção.

A deputada Luizianne, que estava em missão oficial como observadora internacional, permanece incomunicável desde a abordagem militar, o que aumenta a preocupação quanto às condições a que está submetida, assim como os demais integrantes da delegação brasileira. Parlamentares também relataram que receberam informações sobre a realização de interrogatórios ilegais, conduzidos sem a presença de representantes consulares ou advogados.

Últimas informações sobre a deputada Luizianne Lins

O último contato com a deputada foi às 18h30 do dia 01/10 (horário de Brasília). No último dia 17/09, a deputada encaminhou ao Itamaraty um ofício solicitando apoio diplomático e medidas de proteção para a delegação brasileira, composta por 15 pessoas.

O Itamaraty respondeu, afirmando que prestaria assistência consular e política em caso de captura. Já em 26/09, um grupo de 37 deputados federais assinou documento pedindo ao governo federal apoio e proteção para os tripulantes da missão humanitária.

Dois brasileiros desaparecidos

Na reunião desta quinta-feira, a comitiva parlamentar solicitou ao Itamaraty empenho redobrado para localizar dois brasileiros que seguem desaparecidos, sem confirmação oficial de detenção.

Seguiremos acompanhando e mobilizando esforços para garantir a segurança, a integridade e o retorno da deputada Luizianne Lins e dos demais brasileiros e brasileiras em proteção.