
A jornalista Daniela Lima foi demitida da GloboNews nesta segunda-feira (4), encerrando sua participação como uma das âncoras do programa “Conexão”, que dividia com Camila Bomfim e Leilane Neubarth desde 2022. A ausência da jornalista na edição do dia levantou suspeitas entre os telespectadores, e a confirmação da saída veio horas depois. Em nota, a emissora alegou que a decisão faz parte de um “movimento permanente de renovação do quadro do canal”.
Segundo informações do site TV Pop, a demissão foi motivada por um acúmulo de insatisfações internas quanto à conduta de Daniela diante das regras editoriais da Globo. Nos bastidores, a jornalista era vista como uma figura que ignorava o código de conduta da casa, especialmente no que diz respeito à exigência de distanciamento e imparcialidade em relação às fontes de informação.
Daniela ganhou notoriedade no canal por sua forma espontânea e, em alguns casos, informal de abordar temas políticos. Essa postura, no entanto, teria gerado desconforto entre colegas e diretores.
Um dos episódios mais comentados ocorreu em junho, quando, durante o ar do Conexão, ela leu mensagens trocadas com um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em tom de intimidade. “A Zambelli fugiu, ministro”, contou aos risos, para depois compartilhar a resposta: “Se eu fosse relator, estava todo mundo preso. Mas Alexandre está muito emparedado pelos isentos da mídia, do mercado e do Congresso. Apanha demais”.
O trecho foi posteriormente removido do Globoplay, mas viralizou nas redes sociais, principalmente entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que exploraram a fala como indício de uma relação promíscua entre imprensa e Judiciário.
a Globo News cortou do Globoplay essa parte que q a Daniela Lima fala sobre uma troca de mensagens dela com um ministro do STF pic.twitter.com/Vz1wO35IyB
— Gabriel (@saintliberte) June 7, 2025
A relação de Daniela com outros colegas também foi motivo de ruído. Em abril de 2024, ela foi confrontada ao vivo por Leilane Neubarth e Fernando Gabeira, em um momento de tensão no “Conexão”.
A discussão aconteceu após uma divergência sobre a cobertura da eleição presidencial e ganhou repercussão nas redes sociais. Leilane já havia se envolvido em polêmicas anteriormente, como quando publicou mensagens nas redes sociais exaltando Jair Bolsonaro e comemorando decisões judiciais desfavoráveis a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Se o Gabeira não faz a observação, passa batido. A argumentação dela inclui “é só pro telespectador em casa conseguir entender”, não entender o fato, mas entender a narrativa que ela cria. A secom deve ta pagando muito bem heim. Falta de vergonha na cara. pic.twitter.com/jLbvDH1nF1
— j4mr0ck777 (@dihegocatenacci) April 17, 2024
A saída de Daniela foi comunicada à equipe pouco antes do início do programa. A jornalista se pronunciou em suas redes sociais, agradecendo à Globo pela oportunidade e afirmando que deixa o canal “de cabeça erguida”.
Além de Daniela, a emissora também confirmou a saída de Mauro Paulino, ex-diretor do Datafolha e analista político da casa. Ambos eram considerados vozes influentes nos debates políticos do canal, e suas demissões indicam uma tentativa da GloboNews de ajustar o tom editorial diante de um cenário político cada vez mais polarizado.
Bolsonaro defende a liberdade de ir e vir, liberdade religiosa, a liberdade de informar e de escolher os caminhos que cada um deseja seguir . Que assim seja ! 🙏🏼
— Leilane Neubarth (@LeilaneNeubarth) October 28, 2018