BTG fecha compra de R$ 1,5 bilhão em ativos de Daniel Vorcaro em operação estratégica

Atualizado em 28 de maio de 2025 às 15:59
Daniel Vorcaro, do Master. Foto: Reprodução

O BTG Pactual comprou um pacote de ativos do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, por cerca de R$ 1,5 bilhão. Segundo fontes envolvidas na operação, os recursos serão utilizados para capitalizar o Master, como parte do processo de aprovação da venda do banco para o BRB.

Vorcaro colocou à venda um conjunto de ativos, abrindo um processo competitivo. Duas propostas foram feitas para o pacote completo: uma do próprio BTG e outra da J&F Investimentos, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Entre os ativos vendidos estão o prédio do Hotel Fasano, localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, e participações em empresas como a Light, onde Vorcaro detinha 15,17% do capital, e a Méliuz, com 8,12%. A operação também inclui participação na Hapvida e outros ativos financeiros e direitos creditórios.

As negociações começaram há cerca de um mês e foram lideradas por Alexandre Câmara, head da área de special situations do BTG. O banco já conhecia os ativos, o que, segundo fontes próximas, facilitou a conclusão do negócio.

Ainda de acordo com essas fontes, a transação foi realizada a preços compatíveis com os valores de mercado. A liquidação do acordo ocorreu na tarde da última terça-feira (27).

Durante as negociações, uma fonte próxima relatou que André Esteves, sócio sênior do BTG, considerou Vorcaro “um dos mais habilidosos empresários do país”. As conversas ocorreram na sede dos dois bancos, com participação de quase 50 pessoas envolvida