Buenos Aires tem noite de protestos após aprovação de “Lei Ônibus” de Milei

Atualizado em 3 de fevereiro de 2024 às 0:13
Colchão pegando fogo na rua com manifestantes em volta
Manifestantes atearam fogo em colchões em Buenos Aires – Reprodução/Todo Noticias

Buenos Aires testemunhou cenas de tumulto e vandalismo nesta sexta-feira (2), após a aprovação do megaprojeto de lei liderado por Javier Milei pela Câmara dos Deputados da Argentina, desencadeando uma série de protestos e incidentes de violência.

Incêndios em colchões e lixeiras nas proximidades do Congresso Nacional desencadearam uma situação caótica, com bombeiros mobilizados para controlar os danos.

Segundo relatos da Todo Noticias, afiliada da CNN, duas pessoas foram detidas pelas autoridades em meio ao tumulto.

Os protestos continuam pelo terceiro dia consecutivo, com relatos de uso de gás de pimenta e balas de borracha contra os manifestantes, conforme testemunhado pela correspondente da CNN, Luciana Taddeo, nos dias anteriores.

A Câmara dos Deputados aprovou o megaprojeto com 144 votos a favor e 109 contrários, marcando a próxima etapa do processo para a votação dos artigos individuais na próxima terça-feira (6), seguida pela análise no Senado.

O projeto, amplamente debatido e controverso, aborda desde questões econômicas até privatizações de empresas estatais, refletindo as metas de reforma estrutural de Milei para o governo e a economia argentina.

Para angariar apoio no Congresso, o governo teve que fazer concessões, retirando certos artigos, especialmente de um capítulo fiscal, que incluía tópicos sensíveis como retenções, aposentadorias e lavagem de dinheiro.

Confira mais imagens:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link