
Vai procurar a tua turma é uma sugestão que deixa de ser depreciativa e pode entrar na moda. Luiz Fux sairá da Primeira para a Segunda Turma do Supremo, e Ciro Gomes reencontrou sua turma do PSDB.
Os dois podem inspirar os que entendem que o melhor hoje é estreitar laços e afinidades com alguma turma. E ambos buscam suas turmas ao enfrentarem situações semelhantes em relação a posições controversas.
Luiz Fux sempre foi um juiz rigoroso e punitivista, famoso pela defesa ardorosa do lavajatismo. Era da turma do julga, condena e prende.
Já foi rigoroso com os manés do golpe. Agora é da turma do deixa pra lá com os chefes do golpe. Seria o que chamam de neogarantista, mas os garantistas podem se ofender com esse enquadramento para Fux.
Já Ciro Gomes nasceu nos braços da direita, no PDS, herdeiro da Arena. Sugeriu em algum momento que era um nacionalista com conexões com ideias de esquerda, depois virou um liberal e hoje não sabe bem o que é. Sabe só, genericamente, que é de direita.
🇧🇷 "Aqui não tem ladrão", diz Ciro Gomes ao se filiar ao PSDB com apoio da oposição a uma provável candidatura ao Governo do Ceará, com a presença do deputado André Fernandes (PL), ao qual Ciro chamou de "jovem fenômeno".pic.twitter.com/kjbujEeVQY
— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) October 22, 2025
E fica sabendo, ao se filiar ao PSDB, que os tucanos se aproximaram do bolsonarismo. Que lá estavam na festa que o acolheu em Fortaleza, de volta ao ninho desarrumado.
Apareceram para saudá-lo como novo membro da direita cearense o deputado André Fernandes (PL) e o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil).
Ciro se transformou em uma figura tão esdrúxula que ninguém se lembra do que ele dizia como candidato a presidente na última eleição, quando teve 3,04% dos votos no primeiro turno.
Quem souber o que Ciro defendia lá em 2022 e o que ele defende hoje participa do sorteio do boné com a frase “Procure sua turma”.
O sorteio vale para quem acertar quem será o melhor amiguinho de Fux na Segunda Turma: Kassio Nunes Marques ou André Mendonça?
VAREJO LAVADOR
O PCC lava dinheiro em lojas de brinquedos. É a informação de hoje da Polícia de São Paulo.
Ficaremos sabendo, em pouco tempo, da estrutura do crime organizado para lavar dinheiro no varejo.
Vamos nos preparar para surpresas não muito surpreendentes sobre o alcance do PCC nessa área.