
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a operação entre o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master, de Daniel Vorcaro. A decisão foi publicada nesta terça-feira (17) pelo órgão antitruste.
A transação, anunciada em março, prevê que o BRB adquira 58% do capital total do Masterpor R$ 3,5 bilhões. Vorcaro manterá o controle da instituição com 49% das ações ordinárias.
O superintendente-geral do Cade, Alexandre Barreto, concluiu que “a operação não possui o condão de acarretar prejuízos ao ambiente concorrencial”. A participação conjunta das instituições nos mercados analisados ficou abaixo dos limites que indicariam posição dominante.
A aprovação pelo Banco Central da transação está prevista para os próximos dias. O Cade já concedeu aval integral à operação, sem impor qualquer tipo de restrição.
Paralelamente à operação com o BRB, Daniel Vorcaro realizou a venda de uma carteira de ativos ao BTG Pactual por aproximadamente R$ 1,5 bilhão. A transação faz parte da estratégia empresarial de otimização do portfólio de investimentos do grupo.
A operação criará um conglomerado que aproveitará a experiência do BRB no setor e as estratégias do Master em operações estruturadas, segundo as partes envolvidas.