Calha Norte: Lula avalia transferir projeto de infraestrutura da pasta de Múcio para o Centrão

Atualizado em 25 de setembro de 2023 às 8:40
José Múcio Monteiro e Lula. Foto: Sergio LIMA / AFP

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em negociações para transferir a gestão do projeto Calha Norte do Ministério da Defesa para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, que atualmente está sob a influência do Centrão. A informação foi divulgada pela jornalista Roseann Kennedy, do Estadão.

O projeto Calha Norte, uma ação muito apreciada pelos parlamentares para a alocação de emendas, foi inicialmente vinculado ao Ministério da Defesa em 1985, durante o mandato do ex-presidente José Sarney, e permaneceu sob sua jurisdição desde então.

Originalmente, o Calha Norte tinha como objetivo principal financiar infraestrutura para proteger e desenvolver as regiões fronteiriças, visando a manutenção da soberania e integridade territorial do Brasil. No entanto, ao longo dos anos, o projeto foi expandido devido a interesses políticos, incluindo a construção de moradias em locais como o Maranhão, que não compartilha fronteira terrestre com nenhum outro país.

Embora a transferência de responsabilidade pelo Calha Norte esteja quase definida, ainda não foi oficializada no Diário Oficial da União.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Foto: Ricardo Stuckert

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional é liderado por Waldez Goés, ex-governador do Amapá, que foi indicado pelo senador Davi Alcolumbre, do partido União Brasil-AP. Alcolumbre é considerado uma figura influente no governo Lula no Senado e desempenha um papel crucial como principal defensor das emendas parlamentares relacionadas ao Calha Norte.

No entanto, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, não apresenta objeções à perda do controle sobre o projeto. Pelo contrário, considerando a pouca afinidade do projeto com a pasta da Defesa, Múcio demonstra desinteresse pelo Calha Norte, de acordo com um líder da Esplanada, que alega que o projeto poderia gerar “potencial confusão” em um contexto de alocação de emendas parlamentares.

O Centrão, por sua vez, fortaleceu sua aliança com o governo Lula durante a reforma ministerial, com a nomeação dos deputados André Fufuca (PP-MA) para o Ministério do Esporte e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para o Ministério de Portos e Aeroportos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link