Calor aumentará após 40ºC em onze estados de todas regiões do Brasil

Atualizado em 24 de setembro de 2023 às 22:25
Projeção de temperatura do modelo Icon para a tarde de terça (26). Foto: METSUL

A temperatura atingiu 40ºC neste domingo em onze estados brasileros e em todas as regiões do país. Máximas acima dos 40ºC foram observadas à tarde em grande número de cidades, especialmente do Centro-Oeste e do Sudeste, em particular nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. A MetSul Meteorologia alerta que o calor aumenta em vários estados nesta primeira metade da semana.

Na Região Sul, somente o estado do Paraná chegou neste domingo aos 40ºC com registro de 40ºC pelo Instituto Simepar na cidade de Cambará, perto da divisa com o Paraná. Já na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima no estado paranaense foi de 39,7ºC em Paranapoema. Em Santa Catarina, a máxima foi de 39,6ºC na estação do Ciram em Corupá. No Rio Grande do Sul, estação automática particular acusou 37,8ºC em Santa Rosa.

No Centro-Oeste, muitas localidades alcançaram os 40ºC. Entre as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia no Mato Grosso do Sul, as máximas foram de 42,1ºC em Paranaíba, Três Lagoas e Porto Murtinho. Fez ainda 42,0ºC em Água Clara. No Mato Grosso, máximas nas estações automáticas de 40,9ºC em Rondonópolis e Gaúcha do Norte, 40,6ºC em Cuiabá e 40,3ºC em Porto Estrela. Goiás teve máximas nas automáticas de 41,3ºC em Itumbiara, 40,6ºC em São Miguel do Araguaia, 40,3ºC em São Simão, 40,2ºC em Goiás e 40,0ºC em Edeia.

Na Região Norte, as maiores máximas se concentraram em cidades de Tocantins, onde as estações automáticas do órgão federal apontaram 40,8ºC em Araguaçu, e 40,2ºC em Santa Rosa do Tocantins e 40,2ºC em Paranã.

No Nordeste, a Bahia teve máximas neste domingo nas estações federais de 40,7ºC em Ibotirama, 40,2ºC em Bom Jesus da Lapa e 40,1ºC em Formosa do Rio Preto. No estado do Maranhão, Balsas anotou 40,1ºC. No Piauí, as máximas bateram em 41,5ºC em Oeiras, 40,9ºC em Floriano, 40,7ºC em São João do Piauí, e 40,3ºC em Picos e Alvorada do Gurguéia.

Na Região Sudeste, o calor aumentou muito neste domingo em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia em Minas Gerais apontaram máximas de 40,9ºC em São Romão, 40,3ºC em Ituitaba e 40,1ºC em Campina Verde. No Rio de Janeiro, 40,3ºC em Seropédica. Na cidade do Rio de Janeiro, a máxima medida pelo órgão federal foi de 39,9ºC na Vila Militar, mas a Prefeitura do Rio pelo sistema AlertaRio mediu 40,9ºC em Irajá.

Em São Paulo, grande parte do interior do estado teve máximas acima de 40ºC com 41,1ºC em Valparaíso, 40,8ºC em Registro, 40,5ºC em Barra Bonita, 40,4ºC em Lins e Iguape, 40,3ºC em Barretos, 40,2ºC em Dracena, e 40,1ºC em Ourinhos e Presidente Prudente. Muitas estações do Ciiagro indicaram mais de 40ºC, como Brotas que foi a 43,5ºC, 42ºC em Indiaporã, Araçatuba com 41,5ºC, 41,3ºC em Santa Salete e 40,7ºC em Andradina, dentre outras.

A temperatura máxima na cidade de São Paulo na estação do Mirante de Santana foi de 36,5ºC. Trata-se da maior temperatura do ano, mas não recorde. A maior máxima de setembro na série histórica da estação foi 37,1ºC em 30 de setembro de 2020. Já o recorde absoluto de máxima é de 37,8ºC em 2014.

Por que tanto calor?

O calor excepcional e histórico decorre de uma grande bolha de ar quente que há dias está instalada entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil, trazendo calor extremo em parte do Brasil, no Norte da Argentina, Paraguai e Bolívia. As máximas ontem passaram de 43ºC na Argentina e de 45ºC no Paraguai. Hoje, o Paraguai voltou a ter 45ºC em Presidente Hayes.

Uma bolha de calor, que se denomina também de domo ou cúpula de calor (em Inglês é chamada de heat dome) ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente (subsidência). Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar.

Em suma, uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela.

É, assim, um processo físico na atmosfera. As massas de ar quente se expandem verticalmente na atmosfera, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos – como frentes frias – ao seu redor. À medida que o sistema de alta pressão se instala em determinada região, o ar abaixo aquece a atmosfera e dissipa a cobertura de nuvens.

Evidências de estudos sugerem que a mudança climática está aumentando a frequência de cúpulas de calor intensas, bombeando-as para mais alto na atmosfera, algo não muito diferente de adicionar mais ar quente a um balão de ar já aquecido. Por isso, vários estudos apontam aumento da intensidade, duração e frequência de ondas de calor no Brasil e ao redor do mundo.

Calor aumenta em alguns estados

O calor segue acima dos 40ºC nos mesmos estados que alcançaram a marca hoje nesta segunda e na terça, e na grande maioria ainda na quarta. As máximas, inclusive, devem se elevar em alguns neste início de semana com máximas de 42ºC a 44ºC no Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo. Na cidade de São Paulo, o calor recua nesta segunda e aumenta muito na terça com máximas semelhantes às observadas hoje.

Em Minas Gerais, na Bahia e no Rio de Janeiro o calor deve aumentar muito até o meio da semana. Belo Horizonte, que hoje foi a 37ºC, deve ter máximas mais altas nesta segunda, na terça e na quarta com o pico do calor terça e quarta com máximas de 38ºC a 40ºC, logo pode cair o recorde de máxima da capital mineira de 38,4ºC em 7/10/2020. Muitas cidades mineiras vão passar dos 40ºC.

O estado do Rio de Janeiro também devem experimentar uma intensificação do calor. O calor será extraordinário no Rio na quarta com máximas de 40ºC a 43ºC em diversas cidades, não se descartando marcas de até 43ºC a 45ºC em alguns pontos. Recordes de calor podem cair em várias cidades fluminenses.

Publicado originalmente em MetSul Meteorologia
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link