Câmara aprova urgência de projeto que equipara aborto após a 22ª semana a homicídio

Atualizado em 12 de junho de 2024 às 20:28
Projeto estabelece pena de 20 anos para quem realizar aborto após 22 semanas de gestação. Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou a urgência de projeto de lei que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio nesta quarta (12). A votação ocorreu de forma simbólica e o texto será analisado diretamente pelo plenário da Casa, sem necessidade de passar pela análise de comissões temáticas.

O PL 1904/24 é de autoria do deputado bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e prevê um aumento da pena de 10 para 20 anos para quem realizar o procedimento. Atualmente, não há no Código Penal um prazo máximo para realização do aborto legal, permitido em casos de estupro, risco de vida para a mãe e anencefalia do feto.

Na justificativa do projeto, o deputado afirmou que o aborto após 22 semanas deve ser encarado como homicídio. “Quando foi promulgado o Código Penal, um aborto de último trimestre era uma realidade impensável e, se fosse possível, ninguém o chamaria de aborto, mas de homicídio ou infanticídio”, afirmou Sóstenes.

O deputado bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara

O projeto criminaliza o aborto após a 22ª semana até em casos de estupro, que tem a pena mínima de seis anos quando a vítima é adulta e pode chegar a 10 anos de prisão. No caso de menores de 14 anos ou incapazes de oferecer resistência, o tempo de reclusão passa de 8 a 15 anos no máximo.

O autor do requerimento de urgência é o também bolsonarista Eli Borges (PL-TO), presidente da Frente Parlamentar Evangélica.

A urgência para análise do texto foi pauta de um acordo na última reunião de líderes partidários com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Parlamentares pediram para que o chefe da Casa tente priorizar o tema neste ano.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link