Câmara autoriza voto remoto de Ramagem após fuga aos EUA

Atualizado em 20 de novembro de 2025 às 12:09
O deputado federal bolsonarista Alexandre Ramagem (PL-RJ). Foto: Ton Molina/STF

Um formulário interno da Câmara dos Deputados mostra que o gabinete do deputado Alexandre Ramagem recebeu autorização para trocar chips de várias linhas institucionais e ativar roaming internacional com pacote de dados para uso nas Américas.

O documento, datado de 18 de novembro de 2025 e ligado ao gabinete 401, indica a contratação do serviço “Passaporte Américas – 40GB” para ao menos quatro linhas.

Ramagem está em Miami após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal no caso da trama golpista.

Apesar disso, participou da votação do substitutivo do deputado Derrite ao projeto de lei apelidado de “PL das facções”.

Segundo o deputado Rogério Correia (PT-SP), a autorização técnica dada pela Câmara permitiu que Ramagem votasse dos Estados Unidos, o que viola a ordem judicial que exigia seu recolhimento.

Correia afirma que a Mesa Diretora descumpriu decisão do STF, facilitou a permanência do parlamentar no exterior e garantiu condições para que ele registrasse voto remoto. Para o petista, a sessão precisa ser anulada, já que a participação de um parlamentar em situação irregular compromete a validade do resultado.