Câmara de SP aprova reeleição ilimitada para presidente e Mesa Diretora

Atualizado em 2 de novembro de 2023 às 23:27
Milton Leite sentado, sorrindo
Vereador Milton Leite, presidente da Câmara Municipal de São Paulo – Richard Lourenço/Rede Câmara

Na quarta-feira (1º), os vereadores da cidade de São Paulo aprovaram uma proposta de grande impacto político. Agora, os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal poderão concorrer a reeleições ilimitadas, um movimento que tem o potencial de alterar o cenário político da cidade.

Essa medida abre caminho para que o atual presidente da Casa, Milton Leite (União Brasil), dispute a presidência pela quarta vez, na eleição marcada para o dia 15 de dezembro.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PLO) número 2 de 1992 foi aprovado em sua segunda e definitiva rodada de discussão, com 45 votos favoráveis e apenas 6 contrários. Vale ressaltar que o texto original propunha que os membros da Mesa Diretora pudessem ser eleitos para mandatos de um ano e reeleitos para a mesma função apenas uma vez.

No entanto, essa disposição já havia sido alterada no ano anterior, permitindo duas reeleições, o que possibilitou a permanência de Leite no comando pela terceira vez consecutiva.

A nova emenda, apresentada pela própria Mesa Diretora e aprovada por 46 votos a favor e 6 contrários, remove a limitação de vezes que um vereador pode buscar a mesma posição. Com isso, o dispositivo aprovado estabelece um mandato de um ano e possibilita reeleições ilimitadas para a mesma função.

É importante destacar que os votos contrários a essa proposta, tanto ao projeto quanto à emenda, foram exclusivamente do PSOL. Os membros da bancada do PSOL na Câmara afirmaram que estão avaliando alternativas, embora ainda não tenham discutido medidas judiciais.

Fachada da Câmara Municipal de São Paulo
Câmara Municipal de São Paulo – Reprodução

Após a aprovação, o projeto foi encaminhado para a fase de redação final pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa). Em casos de emendas à Lei Orgânica, a responsabilidade pela promulgação recai sobre a própria Mesa Diretora da Câmara, o que pode acontecer em breve, sem depender da sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para entrar em vigor.

Além de Milton Leite, a atual Mesa Diretora da Câmara é composta pelo 1º vice-presidente Xexéu Tripoli (PSDB), o 2º vice-presidente André Santos (Republicanos) e os secretários Alessandro Guedes (PT) e Marlon Luz (MDB), com os suplentes Milton Ferreira (Podemos) e Isac Félix (PL).

Milton Leite é um veterano vereador que ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo desde 1997, atualmente em seu sétimo mandato consecutivo. Já presidiu o Legislativo paulistano em 2017 e 2018, retornando ao cargo em 2021, 2022 e 2023.

A presidência da Câmara confere ao ocupante do cargo importantes poderes políticos, como a convocação de sessões, retirada de projetos da pauta de discussão e até mesmo o exercício temporário do cargo de prefeito em circunstâncias específicas.

*Com informações da Folha de S.Paulo

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link