Câmara vai investigar negociações entre Bolsonaro e Elon Musk

Atualizado em 21 de maio de 2022 às 7:18
Montagem foto de Bolsonaro, à esquerda, ao lado de foto de Elon Musk, à direita.
Deputada deve pautar o tema e comissões internas da Câmara. Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil – JIM WATSON / AFP

Depois que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, sem mais informações, o programa “Conecta Amazônia”, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB – AC) deu entrada com um pedido de audiência pública nas comissões de Ciência e Tecnologia e de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para discutir o projeto.

Na última sexta (20), o chefe do Executivo e o Ministro das Comunicações, Fábio faria, anunciaram uma parceria com o bilionário Elon Musk para desenvolver o projeto Starlink. De acordo com o anúncio do governo, a ideia é conectar à internet 19 mil escolas na zona rural do país, além de monitorar a Amazônia.

“O governo já está prometendo entregar a conectividade na Amazônia, um serviço que é público, para uma empresa privada e estrangeira, sem licitação”, afirmou a deputa, que é presidente da subcomissão do 5G na Câmara e ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Projeto foi anunciado por Musk no Twitter

A parceria foi intitulada “Conecta Amazônia” e foi anunciada por Musk em sua conta do Twitter. O bilionário se reuniu com o presidente em um hotel de luxo na cidade de Porto Feliz, estado de são Paulo, durante a manhã da sexta.

Perpétua Almeida critica a decisão do governo. “É bom lembrar aqui que a conectividade nas escolas, é contrapartida do edital do leilão do 5G, que já foi licitado e já tem recursos pra isso. Governo e ANATEL precisam é acelerar a parte que é de responsabilidade deles, para que o 5G chegue logo nos 4 cantos do Brasil, sem que para isso tenhamos que entregar a Amazônia para estrangeiros”, disse a parlamentar.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link