Camilo Santana, do MEC, nomeia funcionária homenageada por Bolsonaro

Atualizado em 11 de abril de 2023 às 15:47
Bolsonaro com seu ministro da Educação Milton Ribeiro e Sylvia Toledo

Camilo Santana, ministro da Educação, nomeou Sylvia Cristina Toledo Gouveia para a diretoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no dia 5 de abril.

Ela foi homenageada pelo governo Jair Bolsonaro em 2022, conta Guilherme Amado, do Metrópoles, numa indicação chancelada pelo alto escalão da pasta em fevereiro.

Em dezembro de 2022, Sylvia recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educativo no grau de grande oficial, entregue por Victor Godoy, último ministro da Educação do governo Bolsonaro.

Em fevereiro, Karine dos Santos, servidora de confiança do analfabeto funcional Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação de Bolsonaro (PL), virou a nova coordenadora-geral de Desenvolvimento e Melhoria da Escola do FNDE.

Na semana passada, o MEC exonerou o coordenador-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Fernando Wirthmann Ferreira, em menos de uma semana após a nomeação.

Por determinação de Camilo Santana, a nomeação de Wirthmann fora publicada em 31 de março no DOU. Caiu por causa das pressões e protestos contra o NEM.