Campanha de Bolsonaro paga anúncio no Google para mentir sobre relação com Roberto Jefferson

Atualizado em 24 de outubro de 2022 às 16:28
O ex-deputado bolsonarista Roberto Jefferson (PTB) e o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução/Montagem

A equipe do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) contratou alguns anúncios de campanha para serem exibidos nos resultados das pesquisas do Google para buscas sobre a relação entre ele e o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson (PTB), que foi preso na noite deste domingo (23) por negar um mandado de prisão e trocar tiros com agentes da Polícia Federal (PF).

Com a resistência de Jefferson e o descumprimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF),o presidente está tentando de diversas maneiras desvincular sua imagem a do ex-deputado, que era um dos aliados próximos a Bolsonaro.

O chefe do executivo alegou que não possui nenhuma ligação e nem mesmo fotos com ele. Porém, as declarações de Bolsonaro já foram desmentidas, e o próprio Jefferson afirmou, durante uma entrevista, que o presidente seria um “amigo pessoal”.

O anúncio nomeado “A Verdade Sobre o Bolsonaro – Verdades do Bolsonaro”, promovido pela campanha do presidente, se tornou o resultado da busca no Google para os termos “Presidente Bolsonaro Roberto Jefferson”. A propaganda eleitoral faz direcionamento a um site de campanha de Bolsonaro, mais especificamente, para uma página que tentar convencer o eleitor com números da economia durante o atual governo.

Busca com nomes de Roberto Jefferson e Bolsonaro mostra anúncio pago pela campanha do presidente — Foto: Reprodução
Busca com nomes de Roberto Jefferson e Bolsonaro mostra anúncio pago pela campanha do presidente
Foto: Reprodução/O Globo

Uma foto, acessada por direcionamento, também revela manchetes e termos contrários ao ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concorrente em segundo turno chefe do Planalto na disputa presidencial. Os elementos apresentados tentam associá-lo à corrupção.

Segundo o jornalista Lucas Mathias, do O Globo, site usado para direcionar os internautas que buscam saber sobre a relação de Bolsonaro e Jefferson vem sendo utilizado com grande frequência durante sua campanha, desde o primeiro turno. Dentro do portal, que dá transparência aos anúncios do presidente, é possível realizar a consulta de diversas de peças de propaganda contratadas nos últimos dias.

Um dos anúncios similar ao exibido na busca começou a aparecer neste domingo — Foto: Reprodução
Um dos anúncios similar ao exibido na busca começou a aparecer neste domingo
Foto: Reprodução/O Globo

Com o anúncio é possível identificar o conteúdo contratado para os internautas que buscam termos que são definidos previamente pela campanha. Dentro do site também é possível saber detalhamento dos gastos, porém, ainda assim, a empresa não detalhou quais termos estão definidos para cada anúncio contratado.

Segundo o G1, Jefferson foi indiciado pela PF por quatro tentativas de homicídio e está no presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e irá passar por audiência de custódia na tarde desta segunda-feira (24) na Justiça Federal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link