Destaques

Campanha de Bolsonaro só vê um caminho para evitar vexame nas eleições

Bolsonaro está desesperado – Foto: Montagem

O núcleo duro da campanha de Jair Bolsonaro (PL) trata a disputa eleitoral como um caminho de mão único se ele não quiser passar vexame nas eleições 2022. O grupo entende que precisa roubar 5% do principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), até meados de agosto. A definição se dá para evitar uma catástrofe em outubro: a derrota em primeiro turno.

O DCM apurou que as pessoas mais próximas do presidente já apresentaram um gráfico que mostra realidade semelhante ao das pesquisas eleitorais. Os mais conservadores do grupo, políticos do Centrão, dizem que Lula tem entre 43% e 47% dos votos válidos, ou seja, estaria muito próximo de fechar a fatura ainda no primeiro turno eleitoral, o que seria considerado um vexame por parte de bolsonaristas.

Embora o presidente cogite tentar um golpe e ataque as urnas eletrônicas, na Campanha ninguém leva a ideia a sério porque sabe que ele não teria apoio e que a população não comprou a briga de supostas fraudes eleitorais. Por isso, eles trabalham com a possiblidade de uma virada na reta final das eleições, amparados pelo antipetismo que deve crescer, na visão do grupo.

“A gente acha que dá pra tirar de 5 a 7 pontos do Lula a partir de agosto e chegar nas eleições equilibrado”, disse uma fonte ouvida pela reportagem e que é ligada à campanha bolsonarista. “Mas é fundamental fazer isso até agosto, senão a vaca vai para o brejo”.

O cálculo é matemático. Os bolsonaristas da campanha defendem que, se Lula chegar em setembro com 45% dos votos válidos, haverá a mesma onda que houve com Bolsonaro em 2018 e que o fez saltar de 37 para 46% em uma semana. “Se o Lula chegar nestes termos de hoje, ele leva no primeiro turno porque haverá migração”, garante um deputado que apoia o presidente.

Como a campanha de Bolsonaro pretende virar o jogo ainda é um mistério, já que a aposta em temas conservadores e no antipetismo não tem dado certo. O receio de todos os envolvidos é que Lula mantenha firme os números, já que este é o desempenho dele desde 2018.

Daniel Cesar

Daniel César é jornalista e trabalha no Diário do Centro do Mundo como editor. Escreve desde os 10 anos e é fanático por TV, novelas e política.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Daniel Cesar

Recent Posts

Felipe Neto não cometeu crime ao chamar Lira de “excrementíssimo”, diz MP

Na última sexta (17), o Ministério Público Federal no Distrito Federal requisitou o arquivamento do…

9 minutos ago

VÍDEO – Homens invadem ginásio em SP e roubam doações ao Rio Grande do Sul

Dois homens foram detidos por furtarem doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande…

14 minutos ago

VÍDEO – Polícia apreende caminhão do MTST e impede doação de 3,8 mil marmitas no RS

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul, do governo de Eduardo Leite (PSDB), tirou…

47 minutos ago

Quem é o pastor acusado de abuso sexual por mais de 50 mulheres

O pastor Dagmar José Pereira, ligado à Igreja Assembleia do Reino de Deus, está sob…

55 minutos ago

Exército reduz limite para compra de armas por PMs, bombeiros e agentes do GSI

Em portaria publicada nesta segunda (20), o Exército reduziu a quantidade de armas que podem…

1 hora ago

SC tem 978 pessoas fora de casa e 8 cidades em emergência após chuvas

Com o avanço das chuvas sobre Santa Catarina, 987 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no…

2 horas ago