Campanha de doação de sangue visa aumento de demanda no carnaval da Bahia

Atualizado em 30 de janeiro de 2024 às 16:36
Doação de sangue. Foto: Manu Dias/GOVBA

A Fundação Hemoba lançou, na terça-feira (30), a campanha “A Alegria do Carnaval está no sangue” para mobilizar voluntários para a doação de sangue, de modo a assegurar o abastecimento necessário durante as festas carnavalescas. Historicamente, o aumento de viagens, celebrações e consumo de bebidas alcoólicas aumenta a demanda por transfusões de sangue, ao mesmo tempo em que há diminuição no número de doadores devido às festividades, desde dezembro.

O Hemocentro Coordenador está aberto para receber doadores, contribuindo para manter os estoques em níveis adequados e salvar vidas durante o período carnavalesco. Aline Dórea, médica hematologista da Hemoba, explicou que a doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa, independente do parentesco com o doador: “o sangue é crucial para atendimentos de urgência, cirurgias de grande porte e tratamento de diversas doenças crônicas, como a doença falciforme e a talassemia, além de condições oncológicas que frequentemente requerem transfusões. Uma única doação pode impactar positivamente a vida de até quatro pessoas”.

Nesta semana, as unidades móveis de coleta estarão na loja Ferreira Costa, de 29/01 a 2/2; no Salvador Shopping, dias 30/1, 1/2 e 2/2; e no Estádio Pituaçu, no dia 31/1, das 8h às 17h, com intervalo para almoço. As unidades fixas da Hemoba têm os seguintes horários de atendimento: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas antes do procedimento.

Todo o material utilizado para a coleta é descartável, evitando o risco de contaminação. Para doar, é necessário apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

A campanha, com peças publicitárias nas redes sociais e spots para rádio, destaca a participação especial da cantora e rainha do axé music, Daniela Mercury. As mensagens veiculadas incentivam a doação de sangue, ressaltando que esse gesto é um ato de celebração e solidariedade, alinhado com a essência da grande festa da alegria que é o Carnaval.

Este ano, o movimento conta, ainda, com a colaboração da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Atletas inscritos nas federações esportivas poderão participar como doadores, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, utilizando o código 0270 (Esporte Solidário).

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link