Campanha de Lula avalia chance de vitória no 1º turno em primeira reunião da coligação

Atualizado em 23 de maio de 2022 às 16:27
Lula
Ex-presidente Lula
Foto: Ricardo Stuckert

A coordenação da pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência realizou, nesta segunda-feira (23), a primeira reunião da coligação. O grupo avalia uma chance de vitória no primeiro turno e a possibilidade de expansão da aliança.

A reunião, que aconteceu nesta manhã em um hotel na região da Av. Paulista, em São Paulo, contou com a presença de Lula e o ex-governador e pré-candidato a vice Geraldo Alckmin (PSB). No encontro, ocorreu uma análise de conjuntura política, com a mostra das pesquisas eleitorais realizadas até o momento, feito pelo economista Marcos Coimbra, e a avaliação de cada partido.

Além de Lula e Alckmin, participaram os presidentes partidários, dois representantes de cada partido entre outras lideranças, como os líderes do PT no Senado, Paulo Rocha (PT-PA), e na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG).

A avaliação do grupo é que ainda é possível vencer no primeiro turno, mesmo com uma margem apertada. Tendo como base as pesquisas internas e externas de nove institutos, eles chegaram em três pontos: estabilidade inédita de Lula na faixa dos 40% a 42%; consolidação dos votos em dois candidatos (Lula e o presidente Jair Bolsonaro); tendência de consolidação da eleição no primeiro turno.

“Vai ser uma eleição muito disputada, vai ser dura. Sabemos como eles jogam, com as fake news. Trabalhamos com a ampliação desse novo movimento. Procurarmos não só outros partidos como outras lideranças políticas. Todo mundo convencido que temos de ampliar esse nosso movimento”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em coletiva após a reunião.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link