“Campanha por ministra negra ao STF tirou racistas do armário”, diz escritora

Atualizado em 5 de setembro de 2023 às 13:03
Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): Cristiano Zanin, Nunes Marques, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Luiz Fux

Para a escritora, jornalista e roteirista Eliana Alves Cruz, a campanha pela indicação de uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF) “está tirando todos os racistas dos armários”. Ela diz que os argumentos usados por quem critica a campanha mostram “o quão racista este pais ainda é”.

“A foto do Joaquim Barbosa em vários posts, como se toda pessoa negra pensasse igual; a frase óbvia ‘a escolha é do presidente’, como se a sociedade não pudesse reivindicar coisas a quem elegeu e o argumento ‘notório saber jurídico’, como se não existissem mulheres negras que se enquadrem, só mostra o quão racista este país ainda é… E ainda será por longo tempo”, afirma.

O presidente tem sido pressionado por eleitores a indicar uma mulher negra para a vaga de Rosa Weber, presidente da Corte, que se aposenta em outubro. A escritora diz que não se “surpreende” com o racismo de algumas pessoas e argumentos no debate sobre o tema.

“O racismo desta nação não me surpreende, mas me choca sempre. O dia em que eu não me apavorar com ele, significa que eu o aceitei. E eu vivo para dizer não a esse monstro que nos inviabiliza todos os dias da minha vida”, finaliza.

Em 132 anos, o Supremo teve 171 ministros. Entre eles, só houve três três mulheres: Ellen Gracie, indicada em 2000 por Fernando Henrique Cardoso (PSDB); Cármen Lúcia indicada por Lula em seu primeiro mandato; e Rosa Weber, que entrou na Corte em 2011 para substituir Gracie.

A última pessoa negra a assumir o posto de ministro do STF foi Joaquim Barbosa, aposentado em 2014.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.