Destaques

Câncer de pênis no Brasil foi responsável por 651 amputações em 2023

Brasil é considerado um país com alta incidência de câncer de pênis. (Foto: Reprodução)

O câncer de pênis foi responsável por 651 amputações no Brasil em 2023, além de 454 óbitos relacionados à doença. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce, conforme dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Urologia.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia do Distrito Federal, Fransber Rodrigues, muitos homens evitam procurar ajuda médica no início dos sintomas, o que leva ao diagnóstico em estágios avançados da doença. A vergonha e a falta de informação contribuem para esse quadro.

“Os homens [e pessoas com pênis] não procuram o médico no início do quadro. […] É muito comum o câncer de pênis chegar em estágio avançado, pois têm vergonha, não mostram para ninguém. Chegam com infecção secundária, mau odor. Eles acham que vão melhorar e ficam dois, três, quatro meses sem buscar atendimento”, disse.

Fransber Rodrigues. – Reprodução

Destaque para o Brasil

O Brasil é considerado um país com alta incidência de câncer de pênis, o que reforça a importância da prevenção. A higiene diária é uma das formas mais eficazes de evitar a doença. Além disso, é essencial estar atento a sinais de alerta, como manchas, feridas, secreções ou mudanças na pele do órgão genital.

O câncer de pênis geralmente se inicia com agressões externas, como falta de higiene e infecções por HPV. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento eficaz e pode evitar amputações totais do órgão, que têm impacto físico, sexual e psicológico significativo.

A falta de cuidado com a higiene íntima é um dos principais fatores de risco para o câncer de pênis. Lavar diariamente com água e sabão, especialmente após relações sexuais, é uma medida simples e eficaz de prevenção.

Para pacientes com fimose, o estreitamento do prepúcio, a cirurgia é recomendada como medida preventiva. A utilização de preservativos e a vacinação contra o HPV também são importantes para prevenir a contaminação pelo vírus.

Tratamentos e amputação

Os tratamentos para o câncer de pênis variam de acordo com o estágio da doença e podem incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais avançados, a amputação parcial ou total do órgão pode ser necessária.

Após uma amputação total, a vida sexual do paciente é impactada e a uretra pode ser reconstruída para facilitar a urinação. Já em casos de amputação parcial, algumas técnicas de reconstrução podem ser aplicadas para preservar a função do órgão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Victor Nunes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Nunes

Recent Posts

Erika Hilton aciona MPF contra pastor que revelou ter beijado própria filha

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o pastor…

2 horas ago

“Alma amava o Brasil”, diz amiga de israelense encontrada morta no Rio

A jovem israelense Alma Bohadana, que foi encontrada morta na noite de segunda-feira (6) na…

2 horas ago

Oposição quer levar caso da Sabesp ao STF após Justiça manter votação em SP

Os partidos de oposição planejam apresentar uma ADI ao STF após o Tribunal de Justiça…

2 horas ago

Sumido, Mourão reaparece para sugerir GLO Eduardo Leite

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que conversou com o governador do Rio Grande do…

3 horas ago

“Vai acontecer com frequência”, diz Carlos Nobre sobre crises climáticas como do RS

Em entrevista concedida ao DW Brasil, o climatologista Carlos Nobre, cuja carreira foi construída no…

3 horas ago

A arapuca que direita gaúcha gostaria de armar para Lula. Por Moisés Mendes

Publicado originalmente no "Blog do Moisés Mendes" É romântica, altruísta e algumas vezes oportunista a…

3 horas ago