Candidato à presidência do Equador é assassinado com três tiros na cabeça

Atualizado em 9 de agosto de 2023 às 22:16
Fernando Villavicencio estava em um evento de campanha ao norte de Quito, capital do país, quando foi assassinado

O candidato à presidência do Equador Fernando Villavicencio foi morto em um atentado.

O ministro do Interior confirmou que Villavicencio foi assassinado com três tiros na cabeça. Uma granada foi encontrada, mas não foi usada no ataque.

Segundo o jornal “El Universo”, as pessoas que estavam no encontro de campanha ouviram disparos e então notaram que Villavicencio caiu no chão.

Villavicencio apareceu em quinto lugar em uma pesquisa publicada pelo “El Universo” na terça-feira.

Os relatos iniciais indicam um ataque armado envolvendo uma granada em um comício político no Colegio Anderson, em Quito. Dois policiais ficaram feridos.

Fernando Alcibiades Villavicencio Valencia foi um político, ativista e jornalista equatoriano que se candidatou a presidente do Equador nas eleições de 2023.

Ele foi deputado da Assembleia Nacional de 2017 até a dissolução do corpo legislativo, em 17 de maio de 2023.

Em setembro de 2022, Villavicencio disse que foi alvo de uma tentativa de assassinato quando sua casa foi supostamente atacada por tiros.

O Equador irá eleger um presidente, vice-presidente e os 137 parlamentares em 20 de agosto. O presidente Guillermo Lasso dissolveu a opositora Assembleia Nacional, em maio, para pôr fim à “crise política grave e comoção interna”.

A dissolução, que deu lugar a eleições gerais antecipadas, ocorreu em meio a um julgamento político para destituir Lasso.