Candidato bolsonarista se retrata após espalhar fake news sobre Ipec e Instituto Lula

Atualizado em 1 de setembro de 2022 às 19:04
Gustavo Gayer (à esquerda) cumprimenta o presidente Jair Bolsonaro

Em seu canal no YouTube, o candidato a deputado federal Gustavo Gayer (PL-DF) publicou um vídeo em que se retarata após espalhar fake news sobre o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e o Instituto Lula.

Gayer alegou que o Ipec está situado dentro da sede do Instituto Lula, em São Paulo, e que a suposta relação influencia nos resultados das pesquisas eleitorais que, até o momento, apontam o ex-presidente como líder na corrida presidencial.

“Isso não é brincadeira, eu não tô exagerando. Tá aqui”, disse Gayer em vídeo de seu canal no YouTube, compartilhando a tela do computador para indicar o endereço “Rua Pouso Alegre, 21”.

Ele exibiu a imagem da consulta de endereço do Instituto Pesquisas e Estudos de Cidadania, antigo nome do Instituto Lula, cuja sigla também era Ipec. Depois, mostra foto recente do instituto na internet. “Olha o absurdo a que nós chegamos, gente!”, afirma Gayer na gravação.

Em nota, o instituto negou qualquer relação com a empresa de pesquisa eleitoral. “O Instituto Lula não tem nenhuma relação com o IPEC – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica – que realiza pesquisas eleitorais. Trata-se de fake news. O próprio candidato bolsonarista que propagou a mentira dizendo que o endereço era o mesmo já a desmentiu.”

O Instituto Lula está localizado na rua Pouso Alegre, no bairro do Ipiranga, enquanto o Ipec fica na avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, ambos na cidade de São Paulo.

O vídeo original com a fake news foi apagado por Gayer, que depois fez uma nova gravação para se retratar.

Ele diz agora que está se retratando da informação falsa divulgada no primeiro momento, mas deixa claro que não foi alvo de nenhuma ordem judicial. O bolsonarista afirma ter percebido que errou ao dizer que o Ipec estaria sediado dentro do Instituto Lula.

“Errei e é por isso que 10 minutos depois que eu gravei o vídeo, quando vi que tinha errado, deletei o vídeo. Mas não achei que era o bastante ainda, por isso estou aqui fazendo minha retratação. Tento sempre ser leal aos fatos, quando erro, vou admitir”, declarou Gayer.

Veja o vídeo:

 

articipe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link