Candidatura de Weintraub ao governo de SP fracassa

Atualizado em 31 de julho de 2022 às 20:52
O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. Foto: Sérgio Lima/Poder 360
Ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub
Foto: Reprodução

Foi divulgado pelo site Metrópoles, neste domingo (31), que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) desistiu dos planos de governar o estado de São Paulo. Em convenção de seu partido, o professor olavista teve seu nome chancelado para concorrer a deputado federal. Seu irmão, Arthur Weintraub, também entrará na disputa pelo cargo.

Inicialmente, o plano do ex-ministro era viabilizar seu próprio nome para uma possível disputa com Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) em SP. Por outro lado, Arthur mirava uma vaga no Senado, mas não obteve sucesso.

Agora, com o intuito de integrar uma bancada conservadora e distante de Bolsonaro no Congressso Nacional, os irmãos Weintraub sairão em busca dos mesmos votos.

O caso teve grande repercussão no cenário político nacional, inclusive nas redes sociais. Em seu Twiter, Arthur Weintraub disse que eles vão surpreender, tendo em vista que são dois irmãos na mesma disputa.

“Muitas das ideias que a gente fala você nunca ouviu, um monte de coisa que a gente diz ninguém tem coragem de dizer. Vamos ver onde esssa estrada vai nos levar”, afirmou o ex-bolsonarista no Twitter.

VÍDEO – Weintraub chamou Bolsonaro de “porco” e “desonesto”

Durante uma live transmitida no último domingo (24), Weintraub, afirmou acreditar que Bolsonaro, seu ex-chefe, ”mentiu” e continuará mentindo para o povo.

“Eu não acredito mais na honestidade do presidente Bolsonaro. Antes, eu diria o seguinte: ‘Olha, está sendo bobo, ele está sendo usado, ele não está vendo’. [Agora] eu acho que ele é uma pessoa desonesta”, declarou.

“Eu acho que o presidente Bolsonaro mentiu para a gente, está mentindo e ele vai continuar mentindo. E vou falar aqui com todas as palavras: eu acho que o presidente Bolsonaro é uma pessoa desonesta”, continuou Weintraub.

“Uma pessoa honesta não anda abraçada com o [ex-presidente Fernando] Collor. Uma pessoa honesta não anda abraçada com os Arruda [ex-governador do DF]”, alegou, se referindo às alianças de Bolsonaro com políticos do Centrão.

“Veja: se você estiver num chiqueiro, você não vai encontrar ganso; você vai encontrar porco. O presidente Bolsonaro podia ter escolhido vários caminhos, ele escolheu o caminho do chiqueiro. Se ele escolheu o caminho do chiqueiro, ele é porco. Não tem outra explicação”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link