Candidatura de Zema pode ser impugnada em MG, dizem juristas

Atualizado em 5 de agosto de 2022 às 23:24

O governador Romeu Zema (NOVO-MG) corre risco de ter sua candidatura a reeleição impugnada pela Justiça Eleitoral.

Partidos de oposição movimentam-se para que ele responda por um processo de improbidade administrativa por conta do edital do Rodoanel Metropolitano, na qual o Estado compromete recursos públicos na monta de R$ 5 bilhões sem a respectiva previsão orçamentária, ou seja, trata-se de um gasto sem o esclarecimento de qual seria a fonte de receita. Tal conduta é vedada pela Lei Eleitoral, uma vez que compromete receitas públicas no fim do mandato.

Minas Gerais poderá arcar com a empresa vencedora da licitação um valor que é praticamente o dobro do que o poder público estadual está destinado à construção da futura rodovia.

De acordo com juristas ouvidos pelo jornal O Tempo, a conduta de contrair dívidas no fim do mandato e comprometer recursos sem previsão da origem da receita, pode acarretar além da sanção na esfera eleitoral a responsabilização também em âmbito penal.

A impugnação da candidatura de Zema seria um movimento importante a favor do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

O atual governador ainda lidera as pesquisas, mas diante da popularização da chapa Lula-Kalil há um risco, uma vez que as pesquisas mostram que quando atrelados os nomes dos dois, a intenção de votos ao ex-presidente do Atlético superaria as do candidato à reeleição

Alexandre Kalil (PSD) lidera a disputa pelo governo mineiro quando associado ao ex-presidente Lula (PT). O levantamento é do Instituto F5 Atualiza Dados, divulgado pelo Estado de Minas, e atrela aos candidatos cada respectivo presidenciável ao Palácio do Planalto.

Segundo a pesquisa, o pessedista tem 41,5% das intenções de voto. Já Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição, aparece com 31,7% ao ser relacionado ao correligionário Felipe d’Avila.

A associação a Lula representa um crecimento de quase 15 pontos em relação ao cenário mostrado na última pesquisa, em que os candidatos não são associados a nenhuma figura nacional. Zema, por sua vez, cai aproximadamente 13%.