Cara feia, saídas e reclamação: o chilique de Fux no julgamento de Bolsonaro

Atualizado em 9 de setembro de 2025 às 13:38
O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux durante o julgamento da trama golpista na Primeira Turma do STF. Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo nesta terça (9). Foto:

A sessão do Supremo Tribunal Federal desta terça (9), que trata do julgamento da tentativa de golpe, foi marcada pelo comportamento do ministro Luiz Fux. Antes mesmo de apresentar seu voto, ele demonstrou divergências com o relator Alexandre de Moraes e protagonizou momentos de tensão no plenário da Primeira Turma.

Logo no início, Fux interrompeu Moraes para registrar que trataria das preliminares levantadas pelas defesas em sua manifestação. Ele disse que discordava do entendimento majoritário de que o julgamento caberia à Primeira Turma, e não ao plenário do STF.

Moraes reagiu lembrando que essas questões já haviam sido votadas por unanimidade, o que levou Fux a insistir: “Durante o recebimento da denúncia. Estamos em julgamento”.

Pouco depois desse embate inicial, Fux se levantou e deixou a sessão por cerca de dez minutos. Essa não foi a única ausência do ministro ao longo da leitura do voto do relator. Ele ainda se retirou mais duas vezes, sugerindo desconforto com o andamento do julgamento.

O clima voltou a ficar tenso quando o ministro Flávio Dino pediu a palavra, afirmando que concederia um minuto para Moraes tomar um gole de café. Na sequência, fez dois comentários rápidos. A intervenção incomodou Fux, que reclamou do descumprimento do acordo firmado entre os ministros na antessala da Primeira Turma para evitar apartes.

Moraes respondeu que o aparte havia sido direcionado a ele. Dino completou de forma irônica: “E eu não pedirei nenhum aparte durante o seu voto, pode dormir em paz”. A cena foi acompanhada pela ministra Cármen Lúcia, que observava em silêncio, com a mão apoiada no rosto.

A troca de farpas não interrompeu a leitura do relator, mas expôs a fricção interna na Turma. Enquanto Moraes mantinha a leitura de seu extenso voto, Dino e Fux foram vistos cochichando.

Em seguida, o ministro voltou a se ausentar. Foi a terceira vez que deixou a sessão antes de chegar sua vez de votar.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.