Destaques

Caracas e a violência cotidiana. Por Gilberto Maringoni

Vista de Caracas à noite. Foto: Wikimedia Commons

Crônicas caraquenhas – 3
Na última semana de setembro, passei uma semana em Caracas, graças ao crowdfunding realizado pelos apoiadores do DCM.

De lá, enviei uma série de reportagens e vídeos, comentando os dilemas políticos da Venezuela. Completo agora a cobertura com algumas crônicas sobre o dia a dia da capital.

CARACAS E A VIOLÊNCIA COTIDIANA

O bairro de Altamira localiza-se no município de Chacao, Venezuela, um dos cinco que formam a capital Caracas. Cortado por duas avenidas e ruas sinuosas e arborizadas, a região aparenta tranquilidade a maior parte do tempo. É pontuada por hotéis e lojas que já conheceram melhores dias. Apesar de um certo ar decadente, apresenta residências de alto padrão e historicamente concentrou aguerridos bolsões da oposição antichavista.

Nos restaurantes, o câmbio favorável faz com que brasileiros comam muito bem a preços razoáveis. Mas há algo de inusitado nas entradas do estabelecimentos de alto padrão. Colado às portas estão ostensivos detectores de metais. Ao lado, um cartaz sempre avisa: “Zona livre de armas. Proibido portar armas de fogo neste espaço”.

CIDADES PERIGOSAS

Caracas é uma das cidades mais violentas do mundo. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentou em 29 de novembro do ano passado o estudo “Crime e violência, obstáculos para o desenvolvimento das cidades da América Latina e do Caribe”. O continente concentra 39% dos homicídios do mundo e aqui estão 41 das 50 cidades mais perigosas. No topo, está Caracas, com 120 homicídios por 100 mil habitantes. Logo em seguida, aparecem São Pedro do Sul, em Honduras, e São Salvador, em El Salvador.

Outro levantamento, realizado pelo Conselho Cidadão para a Segurança, Justiça e Paz, da Cidade do México, confirma que entre as 50 cidades mais violentas, 43 estão por aqui, com destaque para o México, com 16 e o Brasil com 14. A diferença é que nessa sondagem, a violência maior concentra-se em Tijuana (México), com 138 homicídios por 100 mil e Acapulco (também no México) com 110. Caracas aparece em terceiro lugar, com 100 por 100 mil.

CRISE E CRIME

A violência na Venezuela e em sua capital não vem de hoje, embora o problema tenha se agravado nos últimos anos. Contribui para isso a crise econômica. O PIB caiu 56% desde 2013, segundo dados do Banco Central. Embora os índices oficiais de desemprego estejam em 7%, o indicador mascara uma altíssima taxa de informalidade que atinge quase 60% da população economicamente ativa.

Violência, pobreza e crise geram outro problema. Não existe uma estatística oficial, mas calcula-se que entre três e quatro milhões de venezuelanos deixaram o país nos últimos dez anos, em busca de vida melhor. Equivale a cerca de 10% da população. É impressionante, mas não difere substancialmente do drama de outras nações latinoamericanas.

Em 2017 havia cerca de 2,7 milhões de colombianos no exterior, expulsos pela guerra interna entre o governo e as FARC e outros grupos armados. Em nove anos, 10,7 milhões de habitantes de Honduras, Guatemala e El Salvador cruzaram a fronteira dos Estados Unidos, tentando escapar da desesperança. O levantamento é do Pew Research Center, com base em números da Agência de Controle de Fronteiras dos Estados Unidos.

MUROS, GRADES E CERCAS

Alguns partidários do governo alegam que a violência caiu no último ano pelo fato de muitos dos emigrantes serem bandidos que fogem de perseguições internas. Não há dados objetivos e isso não é algo que se possa levar a sério. Caracas é gradeada, murada e exibe cercas elétricas em casas de alto e baixo padrão. Há bairros centrais nos quais não é indicado caminhar após o entardecer. Não faltam denúncias sobre as péssimas condições do sistema prisional, com a prática recorrente de torturas. São situações familiares tanto ao Brasil quanto em vários outros países da América Latina.

Apesar do quadro preocupante, a violência não é a maior preocupação dos venezuelanos. Segundo uma pesquisa do Instituto Datanálisis – ligado à oposição – o problema mais sentido pela população é a inflação e a alta do custo de vida, com 37,8% dos apontamentos. Em seguida vêm a crise econômica (12,7%), a corrupção (6,4%) e, em quarto lugar, a segurança (6%).

Mesmo assim, não se pode vacilar. Os detectores de metais seguem instalados.

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni, professor de Relações Internacionais da UFABC e candidato do PSOL ao governo de São Paulo, em 2014

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Gilberto Maringoni

Recent Posts

DCM Ao Meio-Dia: Ex-diretor da PRF diz que Bolsonaro também deveria estar preso; Madonna e Samara Felippo

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

20 minutos ago

Empresário admirador de Musk patrocina evento com Moraes em Londres

O empresário Alberto Leite, conhecido por sua admiração por Elon Musk, patrocinou um evento em…

52 minutos ago

Dono de Porsche é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

2 horas ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

2 horas ago

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

2 horas ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

4 horas ago