Carapicuíba, campeã da emenda Pix, paga mais por asfalto e até carrossel infantil

Atualizado em 22 de julho de 2023 às 15:48
Carapicuíba. Foto: Reprodução

A cidade de Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo, se transformou em um reduto de recursos sem transparência indicados por parlamentares, por meio de emendas Pix. O município é o que mais recebeu esse tipo de verba nos últimos três anos no Brasil. As informações são do Estadão.

De acordo com o jornal, a prefeitura de Carapicuíba pagou mais caro por asfalto, reforma de praça e até carrossel de brinquedo, enquanto deixou escolas com obras paralisadas ou atrasadas. A cidade foi beneficiada com R$ 133 milhões em indicações parlamentares entre 2020 e 2023. Desse valor, R$ 66 milhões já foram efetivamente transferidos para os cofres da administração municipal, superando qualquer outra cidade do Brasil. Os recursos foram enviados a pedido do prefeito Marcos Neves (PSDB).

A lista de padrinhos vai de Marco Feliciano (PL-SP), passando por Alexandre Frota (PSDB-SP), José Serra (PSDB-SP) e chega a Tabata Amaral (PSB-SP). O dinheiro cai direto na conta da prefeitura sem planejamento nem transparência, diferentemente de outros repasses. A emenda Pix foi turbinada após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar o orçamento secreto inconstitucional.

Por meio desse tipo de emenda, os parlamentares destinam os recursos aos municípios, mas cabe à prefeitura fazer licitações, definir preços de produtos e serviços e selecionar as empresas fornecedoras.

Segundo o Estadão, com o caixa reforçado, prefeitura adotou a prática de cancelar licitações e lançar novas contratações com preços mais altos do que os orçados inicialmente para os mesmos produtos e serviços. O Estadão identificou que isso aconteceu em pelo menos oito contratações e incluiu até a compra de brinquedos para crianças da educação infantil. As contratações mais caras ocorreram a despeito de o município ter obras em escolas abandonadas.

Imagem: Estadão
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link