Cardeais do PDT torcem para que Ciro deixe logo o partido

Atualizado em 8 de setembro de 2025 às 15:43
CIro Gomes. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A saída de Ciro Gomes do PDT tem sido uma novela que se arrasta há meses, com a indefinição do ex-presidenciável gerando descontentamento dentro do partido. Alguns membros influentes da sigla estão ansiosos por sua decisão.

Ele tem sido cortejado por alguns partidos, como PSDB e União Brasil, para disputar o governo do Ceará em 2026, mas a indefinição tem gerado impaciência a correligionários, que esperam um desfecho definitivo.

Ciro, que foi uma figura central no PDT nas últimas eleições presidenciais, tem enfrentado críticas internas, principalmente após sua guinada à direita.

Um membro do partido, que era próximo dele, expressou sua decepção com a mudança ideológica do político, usando uma expressão que ficou famosa como meme. “Que morte horrível”, disse à coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.

Tarcísio de Freitas e Ciro Gomes durante evento em São Paulo, em agosto. Foto: Reprodução

A frase, usada para descrever o fim de algo ou alguém de maneira figurada, reflete a frustração de quem acompanha a trajetória de Ciro no partido.

Outra ala do PDT tem defendido que Ciro dispute o governo do Rio de Janeiro em 2026. A ideia é convencê-lo a transferir o domicílio eleitoral para fortalecer as articulações locais. Atualmente, a sigla está alinhada ao prefeito da capital Eduardo Paes (PSD).

Parte do Centrão também tem defendido que Ciro se candidate em 2026 como vice na chapa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O nome dele é visto como estratégico para buscar o eleitorado nodestino.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.