Carla Zambelli ataca Barroso e espalha fake news sobre eleições

Atualizado em 24 de abril de 2022 às 19:27
Carla Zambelli

A deputada federal Carla Zambelli usou as redes sociais neste domingo (24) para atacar o ministro Luís Roberto Barroso, por conta do posicionamento do ministro, que disse que as Forças Armadas estão sendo cooptadas pelo presidente para desacreditar as urnas eletrônicas.

Em seu perfil no Twitter, ela escreveu. “Ministro, essa ilação atenta contra a história do Exército de Caxias. O TSE precisa responder tecnicamente as mais de 700 vulnerabilidades do sistema. Esse tipo de discurso militante não contribui com a solução do problema e só atrai mais conflito. É o que Vossa Alteza deseja?”

A crítica foi de encontro ao que a colega, Bia Kicis havia escrito mais cedo, mas o que as duas deputadas federais não disseram a seus seguidores é que todos os apontamentos feitos pelas Forças Armadas foram respondidos dentro do prazo pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que não houve nenhum indício de fraude ou de vulnerabilidade durante os testes das urnas eletrônicas.

À época, o próprio TSE soltou nota lembrando disso. Cabe destacar que são apenas pedidos de informações, para compreender o funcionamento do sistema eletrônico de votação, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades. As declarações que têm sido veiculadas não correspondem aos fatos nem fazem qualquer sentido”

O dispositivo de atacar o sistema eleitoral voltou à voga nas últimas semanas pelos bolsonaristas após pesquisas apontarem que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corria eleitoral com folga. Na última sexta-feira (22), o Ipespe, sob encomenda da XP, divulgou sua nova rodada de levantamentos e mostrou que o petista tem 45% das intenções de votos, sendo 49,6% dos votos válidos, bem perto de vencer ainda no primeiro turno.