Carlos Bolsonaro ameaça Temer por Moraes querer mandar o pai dele para a Papuda

Atualizado em 27 de agosto de 2025 às 19:09
Carlos Bolsonaro. Foto: Reprodução

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) fez uma publicação em tom de ameaça ao ex-presidente Michel Temer (MDB), em reação à possibilidade de Jair Bolsonaro cumprir pena no Complexo da Papuda, em Brasília. Em mensagem na rede social X, o filho do ex-presidente criticou o ministro Alexandre de Moraes, a quem acusou de atuar fora das regras legais ao conduzir o processo sobre a tentativa de golpe de Estado.

No texto, Carlos se dirigiu diretamente ao ex-presidente golpista: “E aí, @MichelTemer, o juiz que interroga, se diz vítima, é acusador e sentenciador, rompendo todas as legalidades para condenar um homem, diz querer mandá-lo pra um lugar que nem você foi. Alguma declaração sobre isso?”. A publicação foi feita nesta quarta-feira (27).

A reação ocorreu após reportagem do colunista Igor Gadelha, no Metrópoles, afirmar que Moraes planeja determinar que Jair Bolsonaro, caso condenado, cumpra pena em cela especial na Papuda. A medida seria aplicada após o julgamento marcado para começar em 2 de setembro na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo fontes do Judiciário, a estratégia de Moraes inclui a criação de uma “ala golpista” na unidade prisional, destinada a reunir condenados pelo inquérito que apura a tentativa de golpe. Inicialmente, especulava-se que Bolsonaro poderia cumprir pena em uma unidade militar ou em dependências da Polícia Federal.

Carlos Bolsonaro intensificou críticas ao ministro, acusando-o de concentrar funções de acusador, juiz e vítima. O vereador ainda insinuou que Temer, que chegou a ser preso em 2019 e permaneceu em instalações da Polícia Federal e da Polícia Militar, não teve o mesmo destino que estaria sendo imposto a seu pai.

A defesa de Jair Bolsonaro segue argumentando que o ex-presidente tem colaborado com a Justiça e que as medidas impostas, incluindo prisão domiciliar e monitoramento 24 horas, configuram constrangimento. O julgamento em setembro deverá definir se ele será condenado no processo relacionado à tentativa de golpe.