Carlos Bolsonaro volta a ser réu por fake news contra Jean Wyllys

Atualizado em 30 de maio de 2023 às 18:39
Carlos Bolsonaro e Jean Wyllys. Foto: reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria em sua 2ª Turma para manter Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) como réu pela divulgação de Fake News contra o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). A primeira decisão, contra o filho do ex-presidente, foi do ministro Gilmar Mendes, mas a Justiça do Rio de Janeiro rejeitou a queixa-crime contra o vereador da capital fluminense.

Carlos Bolsonaro virou réu após publicar conteúdos que supostamente ligariam Adélio Bispo, autor da facada em Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial em 2018, ao ex-deputado psolista.

Blogueiro bolsonarista
Oswaldo Eustáquio. Foto: Reprodução

O post original era do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, condenado pela Justiça do Paraná com pena de quatro meses de detenção e multa de R$ 10 mil por publicar uma notícia falsa com a seguinte manchete: “Exclusivo: em depoimento à PF, testemunha revela que Adélio Bispo esteve no gabinete de Jean Wyllys”.

O filho “02” aumentou a aposta e compartilhou o conteúdo acrescentando: “CONFERE? Precisa desenhar ainda tudo que está acontecendo? O desespero ‘bate na bunda’ do piçou, a linha auxiliar do PT e ‘adversário’ conivente do PSDB. O problema é que no sentido real, vão gostar…”.

Após a recusa da Justiça do Rio de Janeiro em sentenciar Carlos Bolsonaro, Dias Toffoli e Edson Fachin endossaram a determinação de Gilmar Mendes e pedir um novo julgamento. O Supremo entendeu que a primeira audiência analisou apenas o tuíte, ao invés de considerar o conteúdo integral da publicação, como o texto incorporado na fake news.

A defesa do vereador citou a imunidade parlamentar, mas foi prontamente rebatida por Gilmar Mendes, que alegou ser possível estabelecer limites para a liberdade de expressão. Apesar dos três votos a favor, Kassio Nunes Marques e André Mendonça votaram contra a volta de Carlos á posição de réu. Os dois ministros foram indicados por Jair Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.