Carluxo posta VÍDEO de Bolsonaro em hospital e diz que “sistema tentou matá-lo”

Atualizado em 15 de dezembro de 2025 às 12:16
Bolsonaro durante internação. Foto: reprodução

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) voltou a usar a exposição da saúde do pai como instrumento político e jurídico ao divulgar, nesta segunda-feira (15), um vídeo gravado no hospital logo após a facada sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha presidencial de 2022. Na publicação, Carluxo afirma que o “sistema”, que teria tentado o matar, terá de “engolir” o ex-presidente, reforçando a ideia de que ele segue com uma missão política a cumprir.

No vídeo, Bolsonaro aparece internado, acompanhado dos filhos Eduardo (PL-SP), deputado federal, e Flávio (PL-RJ), senador, além do senador Magno Malta (PL-ES).

Em tom messiânico, o então candidato faz uma declaração que Carlos tratou como simbólica: “Temos uma missão aqui na Terra, e essa missão será cumprida, por mim, por você, Magno, ou por outra pessoa; até o momento, Deus quis assim”.

Ao divulgar as imagens, Carluxo também mirou aliados e adversários internos do bolsonarismo, criticando quem, segundo ele, tenta se colocar como herdeiro político do pai.

“Bolsonaro foi claro. Ele fez sua escolha. Flávio Bolsonaro é o representante político que ele apontou. Não por conveniência, não por pressão, mas por convicção. Ainda assim, tentam impor herdeiros, atalhos e substitutos”, escreveu o vereador.

A publicação ocorre em meio à nova ofensiva da família Bolsonaro para tentar flexibilizar as condições da prisão do ex-presidente, atualmente detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

No domingo (14), o golpista passou por exames médicos que indicaram um quadro de hérnias inguinais, identificado após uma ultrassonografia. A defesa informou que pretende protocolar pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para a realização de uma nova cirurgia.

Esta é a segunda vez em poucos dias que Carluxo recorre à exposição da condição física do pai. Na sexta-feira (12), ele divulgou outro vídeo em que Bolsonaro aparece dormindo, soluçando e com sinais de dificuldade respiratória. Na ocasião, o vereador afirmou que o ex-presidente precisa de “cuidados especiais 24 horas por dia” e alertou para o risco de morte em caso de broncoaspiração provocada por refluxo.

Em um longo texto, Carlos justificou a decisão de tornar públicas as imagens.

“Eu não pretendia tornar público um vídeo que expõe meu pai em mais uma situação terrível como os reflexos da facada que levou de antigo integrante do PSOL – o fato exposto registrado antes da sua prisão arbitrária se faz necessário e me dilacera de forma que não sei explicar – porque é doloroso demais encarar aquilo que meus próprios olhos veem diariamente, quando estou com ele. Mas a realidade é impossível de ignorar”, escreveu.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.