Carluxo quer proibir marxismo nas escolas do Rio

Segundo o projeto proposto pelo vereador, a proibição está "prevista" na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientada por resolução publicada em dezembro de 2017.

Atualizado em 13 de abril de 2022 às 12:57
Carlos Bolsonaro quer proibir assuntos de ideologia contrária nas escolas
Carlos Bolsonaro
 (Foto: Reprodução

Na última terça-feira (12), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) apresentou projeto para proibir o ensino de temas como marxismo, socialismo, comunismo e “ideologias afins” nas escolas municipais, públicas e privadas, da cidade do Rio de Janeiro. A proposta de Carluxo foi publicada no Diário Oficial da Câmara.

No entanto, embora o STF, por exemplo, já tenha declarado serem inconstitucionais leis municipais que vedam a discussão sobre gênero nos colégios, partidos e políticos conservadores como Carlos Bolsonaro ainda levam propostas como essa para as câmaras

Segundo o projeto proposto pelo vereador, a proibição está “prevista” na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientada por resolução publicada em dezembro de 2017.

O vereador afirma que o município tem a missão de desenvolver “políticas públicas voltadas para a educação das relações humanas e promoção da redução das desigualdades de classe, raça, etnia e deficiência”. Estes preceitos não seriam englobados pelos assuntos de sua lei.

Ainda de acordo com a proposta, ficariam vetadas as apresentações em sala de aula de “publicações, análises e interpretações acadêmicas” sobre os temas. Trabalhos e materiais didáticos também estariam proibidos. A escola que desrespeitar a determinação teria seu alvará suspenso.

Carluxo vira piada ao confundir gesto de influênciadora

Carluxo confunde gesto de influenciadora
Carlos Bolsonaro e a postagem
Foto: Reprodução

Na semana passada, Larissa Tomásia, ex-BBB, visitou a escola em que estudou e aproveitou para fazer  dancinhas e tirar foto com os alunos. Um dos cliques, onde aparece fazendo um “L” com uma das mãos em meio aos aos estudantes, que repetiram o gesto. No entanto, a foto foi parar nas redes sociais de Carlos Bolsonaro, que confundiu o simbolo.

O vereador acabou relacionando o “L” feito pela influenciadora e pelos alunos como em apoio ao ex-presidente Lula. Na verdade, a letra é a inicial do nome da própria pernambucana.

Nos stories de seu perfil no Instagram, o filho do presidente Jair Bolsonaro compartilho uma postagem sobre a foto. “Pais, prestem atenção nas escolas dos seus filhos”, dizia a postagem.

Vários perfis no Twitter fizeram piada com o ocorrido, até mesmo a influenciadora comentou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link