Carluxo diz que viagem à Rússia foi feita a convite de aliado de Putin

Atualizado em 14 de março de 2022 às 21:23
Carluxo na Rússia ao lado do pai Bolsonaro
Carluxo na Rússia ao lado do pai Jair Bolsonaro

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), conhecido como Carluxo, apresentou à Câmara Municipal do Rio um convite feito por um membro do Parlamento russo, aliado de Putin, para que ele viajasse ao país. A presença do filho do presidente na comitiva oficial causou questionamentos de políticos da oposição, já que formalmente o vereador não faz parte do governo.

O documento foi assinado no dia 8 de fevereiro por Leonid Slutsky, presidente do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma, o Parlamento russo, e comunicava a viagem ao presidente da Câmara do Rio, no dia 11 de fevereiro. Segundo Carluxo, a viagem não gerou custos financeiros à Casa.

Leia mais:

1 – Carluxo surta e posta vídeo falando groselha sobre o pai

2 – Negacionistas e fãs de Carluxo protestam na Câmara do Rio

3 – Bolsonaro ignora marqueteiros e dobra aposta em Carluxo; entenda

Viagem de Carluxo foi questionada por Alexandre de Moraes

No último dia 4, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, cobrou explicações da Casa e da Presidência da República a respeito da presença de Carlos Bolsonaro na comitiva oficial. A decisão aconteceu após uma petição ter sido protocolada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Até agora, o Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

Ao ministro, a Câmara disse que o regimento interno “não exige prévia autorização para realização de viagens internacionais que não configurem missão oficial ou gastos para Casa”. Na resposta a Moraes, o documento diz ainda que Carlos Bolsonaro registrou presença e votou remotamente nas sessões deliberativas entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link