Acadêmicos de Niterói prestam homenagem a Lula. Foto: Divulgação
No primeiro dia dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, no domingo (15), a homenagem da Acadêmicos de Niterói ao presidente Lula levou a Globo a adotar orientações específicas para a cobertura. As diretrizes internas foram divulgadas pela Folha de S.Paulo.
Segundo o jornal, a emissora definiu medidas para evitar enquadramentos que pudessem ser interpretados como manifestação de apoio político. A Globo informou que transmitirá todos os desfiles do Rio e de São Paulo sem cortes, além das apurações na terça-feira (17) e quarta-feira (18), em cada estado.
Entre as recomendações à equipe de transmissão, consta a instrução para que, diante de eventuais mensagens de teor político, a direção de câmera priorize planos gerais das alas e da Marquês de Sapucaí. A orientação aos repórteres foi manter sobriedade, com foco em alegorias e adereços, evitando interações que possam gerar declarações partidárias.
Acadêmicos de Niterói homenageando Lula. Foto: Divulgação
O tom neutro também foi indicado para entrevistas e comentários. Apresentadores como Alex Escobar, Mariana Gross, Milton Cunha e Karine Alves foram orientados a estudar o enredo e o contexto biográfico citado pela escola, preservando uma abordagem informativa.
O departamento de jornalismo estendeu as diretrizes às redes sociais, com resumos dos desfiles nas plataformas digitais e no Globoplay. Internamente, a Globo trabalha com a previsão de alta audiência para a transmissão prevista para a faixa das 22h.
Na quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou pedido do Partido Novo que buscava impedir a exibição do desfile da Acadêmicos de Niterói. A Corte entendeu que barrar previamente a transmissão configuraria censura, vedada pela Constituição.
Participe de nossos canais e nos siga nas redes sociais:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso