analise

Carrefour esconde corpo de trabalhador para não esfriar lucros, e caso repercute no Congresso

O corpo de Moisés ficou escondido, para não esfriar os lucros. Reprodução/Redes sociais

A notícia de que uma unidade da rede de hipermercados Carrefour escondeu o corpo de um funcionário que morreu enquanto trabalhava em uma unidade de Recife (PE) gerou revolta na internet e repercutiu também entre parlamentares e personalidades. Apesar de ter ocorrido na última sexta-feira (14), o caso ganhou notoriedade e invadiu as redes sociais nesta quarta-feira (19), levando a hashtag com o nome da rede ao trending topics do Twitter.

Moisés Santos, 53 anos, promovia produtos alimentícios no local quando sofreu um mal súbito e não resistiu. Para manter o supermercado em funcionamento, empregados da loja bloquearam o acesso visual ao corpo do colaborador com tapumes e guarda-sóis. O corpo dele ficou no local entre 8h e 12h, até ser retirado pelo Instituto Médico Legal (IML).

Diante da cena, o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry, estimulou uma campanha de repúdio ao supermercado. “Para o Carrefour, a vida de um ser humano nada importa. Esconde o corpo e segue vendendo, lucrando, banalizando a vida! Uma empresa que merece de todos nós total repúdio pela atitude imperdoável”, declarou o parlamentar maranhense.

Deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) afirmou que o caso representa “o desprezo à dignidade dos brasileiros”. “O que aconteceu no Carrefour é desumano e cruel. O lucro jamais pode ser colocado na frente da vida. Toda solidariedade à família de Moisés”, disse em seu perfil.

Companheira de partido, a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) questionou os valores da sociedade. “Um trabalhador morreu no Carrefour em Recife e teve seu corpo coberto por guarda-chuvas, engradados e caixas de papelão. Enquanto isso, a vida continuava normalmente no supermercado. Quando deixamos de nos importar com os outros? Quando a vida passou a valer tão pouco?”, lamentou.

Para o deputado federal Carlos Veras (PT-PE), o caso retrata a importância do trabalhador no Brasil atual. “O caso da morte de um funcionário do Carrefour (PE), que é escondido por guarda-sol, enquanto a loja funciona normalmente, é uma clara demonstração do aspecto descartável que o trabalhador tem para a classe patronal. DESUMANO!”.

“Deve explicações”

Vice-líder do PT na Câmara, o deputado Odair Cunha (MG) disse que “a falta de humanidade de um ato desse pela empresa Carrefour é enfurecedora”. “Nenhum ser humano, nenhum trabalhador deve estar abaixo dos interesses corporativos nem deve ser tratado com desprezo. O Carrefour deve muitas explicações”, disse o parlamentar.

Entre os perfis de anônimos e famosos da rede, também não faltaram críticas.

‘E daí?’

Relembrando a situação do país diante da pandemia do coronavírus, a escritora Elika Takamoto recordou as mortes oficialmente contabilizadas no Brasil até o momento. “Morreu Moisés Santos. Seu corpo foi levado para um canto, coberto com guarda sóis e escondido com engradados de cerveja. O Carrefour continuou funcionando normalmente. Morreu Moisés Santos como morreram mais de cem mil pessoas e o comércio segue porque… “e daí?”. Brasil 2020”, descreveu.

De acordo com a atualização feita pelo Ministério da Saúde, nesta quarta o Brasil registrou mais 1.212 mortes, chegando aos 111 mil óbitos e mais aos de 3,4 milhões de infectados pelo vírus. Na última terça, o país igualou a taxa de mortalidade dos EUA, que lidera o ranking de mortes no mundo causadas pela Covid-19. Ambos os países agora apresentam 52,5 mortes por 100 mil habitantes.

O Jornalista Xico Sá também não escondeu a revolta. “Ocultar o cadáver para não esfriar os lucros”, declarou, compartilhando a notícia.

Polêmicas do Carrefour

Um internauta relembrou outro escândalo protagonizado pela marca, em 2018, quando um cachorro abandonado morreu após ser envenenado e espancado por um funcionário de uma loja da rede em Osasco, na Grande São Paulo. “Lembrando que eles espancaram até a morte um doguinho para continuar funcionando…”, disse um perfil.

Na época, fotos do animal ferido e a denúncia das agressões foram divulgadas no Facebook. Uma das postagens teve quase 20 mil compartilhamentos.

Nota do Carrefour

A rede também esteve envolvida em polêmicas após seguranças serem acusados de agredir um vigia, em 2009, em diferentes denúncias de racismo e foi acusada de violar direitos trabalhistas em mais de uma situação.
Nesta quarta-feira, o Carrefour divulgou uma nota em sua página do Facebook na qual pede desculpas e admite o erro ao manter a loja aberta enquanto o corpo do promotor de vendas ainda estava estirado no chão do estabelecimento.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

9 minutos ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

1 hora ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

2 horas ago

“Sou um adulto concorrendo contra um garoto de 6 anos”, diz Biden sobre Trump

O tradicional jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca se tornou palco para…

3 horas ago

Denúncia da PGR revela que bolsonaristas do 8/1 planejavam “tomada de poder”

Uma nova denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Shirley Faethe de Andrade, envolvida nos…

4 horas ago

DCM ao Meio-Dia: STF nega progressão de pena para deputado bolsonarista

https://www.youtube.com/watch?v=2ZrjrKmq6yc Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista o advogado Paulo Ricardo Paes…

5 horas ago