A evolução da indústria automobilística é representada por modelos que resistem ao tempo e se mantêm como clássicos. Nesse grupo, estão carros de montadoras como Ford, Porsche, Volkswagen, Fiat e Citroën.
Enquanto não sabemos o que o futuro reserva para a produção de carros, vamos relembrar o passado. Hoje, o tema é história sobre duas rodas.
Nenhum deles está nessa lista à toa. Seja pela popularidade que ganharam no cinema, pelas personalidades que foram seus motoristas, pelo período histórico em que nasceram ou pelo design inovador, todos esses carros ocuparam o imaginário e marcaram época.
1 – Ford T
Em 1906, Henry Ford disse: “Vou construir um carro para as pessoas, o carro universal”. Dois anos mais tarde, nascia o Ford T, o primeiro carro produzido em uma linha de montagem.
Com a redução dos custos de produção, agora em grande escala, o modelo logo ganhou o mercado, colaborando para popularizar esse meio de transporte, até então aristocrático.
Em 1921, quase 60% da produção mundial de carros correspondia ao Ford T, que foi fabricado até 1927. Na Argentina, ele ficou conhecido como “Ford com bigodes”.
2 – Porsche 911
A Porsche trouxe mudanças de paradigma no mundo dos carros, e o modelo 911 é um dos mais representativos da companhia – além de um dos mais valiosos, bonitos e importantes da indústria mundial.
Criação de Ferdinand Porsche, o Porsche 911 é considerado um dos melhores carros esportivos da história. Em suas primeiras versões, seu motor já atingia 210 km/h.
3 – Volkswagen Beetle
Provavelmente o carro mais popular do mundo, foi encomendado a Ferdinand Porsche por Adolf Hitler, que fez diversas exigências para o desenvolvimento de um carro popular que servisse ao povo alemão.
Hitler queria lançar “o carro das pessoas”, com design inteligente, eficiente, aerodinâmico e hélice simples (quatro cilindros refrigerados).
Personalidade, versatilidade, atemporalidade, mais de 22 milhões de unidades vendidas e um lugar consagrado no MoMA endossam o encantador “Carocha”, apelido carinhoso do carro que, apesar de criado em um período de tragédias, mudou a indústria para sempre.
4 – Mini
O Mini foi elevado à realeza automobilística na segunda metade do século XX, pelas suas dimensões reduzidas, sua confiabilidade, acessibilidade, facilidade de utilização e qualidade. Mesmo com o passar das décadas, segue no imaginário popular.
Ele nasceu em 1959 com um objetivo bem definido: motorizar os cidadãos de maneira acessível e eficiente. Lançado, na época, como um carro “popular”, hoje é símbolo de status.
Fabricado pela Morris, o Mini teve sua licença vendida, posteriormente, para a BMW.
Estes são apenas quatro dos carros mais icônicos do mundo. Concorda com essa lista?