“Carta aos Brasileiros” passa de 3 mil para 100 mil adesões em apenas um dia

Atualizado em 27 de julho de 2022 às 18:38
Faculdade de Direito da USP
Foto: Reprodução

A nova “Carta aos Brasileiros”, manifesto em defesa do Estado democrático de Direito, passou de 3 mil para 100 mil adesões em apenas um único dia, nesta quarta-feira (27). Personalidades do teatro, da música e da literatura nacional estão entre os novos signatários.

Articulada por um grupo de empresários, juristas, artistas, intelectuais e esportistas, a carta se remete a primeira “Carta aos Brasileiros”, um texto de repúdio à ditadura, e que foi um marco da redemocratização.

O manifesto será lido em cerimônia no dia 11 de agosto, no largo de São Francisco, na Faculdade de Direito da USP. Mesmo dia e mesmo local em que, em 1977, o professor Goffredo da Silva Telles leu o primeira carta. O DCM recebeu a seguinte nota:

“Personalidades do teatro, da música e da literatura nacional estão entre os novos signatários

Segundo levantamento feito pela comissão organizadora da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, o número de subscritores saltou significativamente, passando de 3 mil para mais de 100 mil assinaturas em menos de 24 horas.

Na tarde de terça-feira, 26 de julho, o manifesto foi amplamente difundido pela imprensa, divulgando-se, inclusive, os sítios eletrônicos (https://www.direito.usp.br e https://estadodedireitosempre.com) para o acesso à íntegra da Carta e ao formulário para novas assinaturas. A organização informou que, no mesmo período, foram bloqueados 398 ataques hackers aos sites mencionados.

Além de personalidades ilustres como Chico Buarque, Roberto Setúbal, Ellen Gracie e Luiz Gonzaga Beluzzo, o movimento recebeu nas últimas horas um importante engajamento de nomes como o da escritora e presidente interina da ABL Nélida Piñon, da atriz e imortal Fernanda Montenegro, dos ex-ministros do STF Joaquim Barbosa, Francisco Resek e Nelson Jobim, dos cantores Gal Costa, Zélia Duncan, Maria Bethânia e Frejat, dos atores Antonio Calloni e Bruno Gagliasso, do cineasta Fernando Meirelles, dos escritores Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros e Djamila Ribeiro, dos historiadores Eduardo Bueno e Lilia Schwarcz, entre outros.

O objetivo do documento é o de defender o regime democrático e os valores fundamentais instituídos pela Constituição de 1988, sobretudo o processo eleitoral.

O lançamento oficial da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, será no próximo dia 11 de agosto, data tradicional de comemoração do Dia do Advogado.

O documento será lido em um ato solene e aberto ao público, às 11h, no pátio da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, no centro de São Paulo.

Para a data está confirmada a presença de autoridades das diversas áreas pública e privada do país.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link