Carta de Bin Laden após o 11 de setembro ressurge no TikTok: “Meus olhos foram abertos”

Atualizado em 16 de novembro de 2023 às 15:26
Perfis no TikTok ressuscitam e fazem carta de Osama bin Laden viralizar nas redes. Foto: Reprodução

Perfis do TikTok têm feito viralizar a carta de Osama bin Laden divulgada em 2002 que cita os motivos para os ataques de 11 de setembro. Os usuários da plataforma descobriram o documento recentemente e têm divulgado vídeos com suas reações ao texto, gerando debate na rede social.

A carta ressurgiu no momento em que Israel tem feito diversos ataques contra a Faixa de Gaza e, por isso, os usuários do TikTok estão comentando os argumentos de Bin Laden sobre a questão da Palestina. O texto que viralizou era uma tradução disponibilizada no site do jornal britânico The Guardian, que removeu o conteúdo do ar após ele se tornar viral.

O jornal britânico The Guardian removeu a carta de Osama bin Laden traduzida para inglês. Foto: Reprodução

O texto, intitulado “Letter to America” (Carta para a América), chamou a atenção por críticas a Israel e ao apoio dos Estados Unidos aos crimes israelenses. Leia a carta na íntegra aqui.

“A criação e continuação de Israel é um dos maiores crimes já cometidos. E é claro que não há necessidade de explicar e provar o grau de apoio norte-americano a Israel. (…) Cada pessoa cujas mãos ficaram poluídas na contribuição para este crime deve pagar o seu preço, e pagar caro por isso”, diz a carta.

O documento também chama os palestinos de “árabes puros e semitas originais”, “herdeiros de Moisés e da verdadeira Torá que não foi alterada”. “Causa-nos risos e lágrimas ver que vocês ainda não se cansaram de repetir as suas mentiras fabricadas de que os judeus têm um direito histórico à Palestina, tal como lhes foi prometido na Torá”, escreveu bin Laden.

Osama bin Laden ainda afirmou que “o sangue derramado na Palestina deve ser vingado”. “Os palestinos não choram sozinhos; suas mulheres não ficam viúvas sozinhas; seus filhos não ficam órfãos sozinhos”, prosseguiu.

O conteúdo viralizou entre produtores de conteúdo americanos na rede social. Alguns têm dito que “seus olhos foram abertos” após ler o texto, enquanto outros afirmam que “mentiram a vida toda” para eles sobre o tema. Veja:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link