Leia a carta que o filho de Hélio Bicudo e seus irmãos entregaram a Lula

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 11:55
Hélio Bicudo e Lula
Hélio Bicudo quando candidato a vice-governador de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1981.
Foto: Folhapress

Os filhos do advogado Hélio Bicudo, fundador do PT e um dos autores do pedido de impeachment contra Dilma Rousseff, entregaram ao pré-candidato do partido à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, uma carta em apoio à sua campanha nas eleições de 2022.

Bicudo nunca perdoou Lula por não ter sido nomeado para uma representação em Genebra em 2004. O ex-presidente virou seu arqui inimigo, símbolo da corrupção universal.

O professor José Eduardo Bicudo, filho do jurista e um dos autores da carta, já reconheceu que o pai “não soube preservar seu patrimônio histórico” ao atuar pelo golpe contra Dilma. Ao DCM, ele afirmou que dois de seus irmãos se negaram a assinar o manifesto.

“Houve uma negociação longa entre as irmãs e irmãos. Um dos irmãos acabou não assinando, além, é claro, da irmã bolsonarista que não participou da confecção da carta”, disse.

Leia na íntegra a carta dos filhos de Hélio Bicudo:

Prezado Lula,

Por meio desta carta nos posicionamos a favor da sua candidatura para presidente do Brasil nas eleições de 2022. Acreditamos que você é o candidato que reúne as qualidades necessárias para a reconstrução do Brasil dentro de um espírito de fraternidade, harmonia, paz e de incentivo ao espírito de coletividade, atributos estes que todos os democratas deste país buscam alcançar e dos quais seguramente buscam compartilhar.

Este nosso posicionamento foi consensuado de acordo com o contexto que a seguir destacamos:

a) Desde o golpe que resultou no impedimento da presidenta Dilma, o qual, nós, signatários desta carta, veemente repudiamos desde os seus primórdios, o Estado Brasileiro vem sendo ocupado por grupos de extrema direita, por uma intensa militarização dos seus quadros e, sobretudo, por um imenso descaso pela vida humana: implantação de incentivos à precarização do emprego, abandono das políticas de redução da miséria e da fome (miséria e fome que crescem continuamente), apoio às políticas de concentração de riqueza, o deboche com que são tratadas as mortes (são mais de 600 mil vidas perdidas) durante a pandemia do coronavírus, respaldo ao massacre dos povos originários, destruição das políticas de saúde, educação, ciência e cultura, e apoio aos atos de destruição do nosso meio ambiente, tapando os olhos à crise climática e impedindo as ações de sustentabilidade da própria vida neste nosso Planeta. Enfim, todos os ganhos civilizatórios conquistados até 2016, estão sendo paulatinamente e continuamente destruídos.

b) O discurso do ódio, maniqueísta e fundamentalista, tomou conta do país nos últimos anos. A complexidade do ser humano e a beleza da sua diversidade foram ignorados. A possibilidade de fortalecer a harmonia foi impedida. Ao contrário, os brasileiros foram convocados para um campo de lutas onde aqueles que não veem o mundo dentro da mesma perspectiva devem ser eliminados. Precisamosresgatar as condutas de harmonia e fraternidade entre todos nós.

c) Um tema importante nos chama atenção: o Neoliberalismo. Estudos, análises e opiniões recentes situam o neoliberalismo para além de uma política econômica ou de uma ideologia, i.e., o neoliberalismo é visto como a Nova Razão do Mundo, um sistema normativo que ampliou sua influência ao mundo inteiro, estendendo a lógica do capital a todas as relações sociais e a todas as esferas da vida. A forma da luta contra o neoliberalismo é um dos grandes desafios para a esquerda contemporânea na medida em que o neoliberalismo tem extensão global e enfraquece o próprio estado democrático de direito.

O povo brasileiro se vê hoje diante de uma situação de terra arrasada e um tremendo esforço será necessário para reerguê-la para torná-la mais fraterna, mais coletiva, mais igualitária e onde as pessoas respeitem as diferenças e tenham uma vida mais digna e pacífica, inaugurando um novo tempo de harmonia e prosperidade para todos.

Lula, diante desse quadro, você ressurge como uma grande esperança para junto com o povo brasileiro buscar esse novo tempo. A sua experiência como homem público, sobejamente demonstrada e reconhecida no país e no exterior, não deixa dúvida a respeito da sua competência em liderar essa dificílima tarefa de reconstrução do nosso país. O grande sucesso de sua última visita à Europa, onde foi recebido por chefes de estado e ovacionado no Parlamento Europeu, é uma pequena amostra do prestígio e do reconhecimento que você goza no cenário internacional, tão necessários para apoiar a reconstrução do nosso país e o fortalecimento da nossa democracia. Na realidade, você é visto hoje como uma grande liderança em nível planetário capaz de juntar esforços para combater de modo eficaz a fome, a pobreza, as desigualdades e os efeitos do neoliberalismo e das mudanças climáticas, males que assolam o nosso planeta e cujas consequências catastróficas, algumas delas provavelmente irreversíveis, não podem mais ser ignoradas.

Nesse sentido, nos colocamos a sua disposição, no que pudermos, para ajudar a trilhar esta árdua jornada que se tem pela frente.

Atenciosamente,
Maria do Carmo Bicudo Barbosa José Pereira Wilken Bicudo,
José Pereira Wilken Bicudo,
Maria Clara Bicudo José Eduardo Pereira Wilken Bicudo,
José Eduardo Pereira Wilken Bicudo,
José Roberto Pereira Wilken Bicudo

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link