Casa Branca nega que Biden tenha apoiado novas eleições na Venezuela

Atualizado em 15 de agosto de 2024 às 21:14
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

A Casa Branca negou nesta quinta-feira (15) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenha expressado apoio a uma nova eleição na Venezuela.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional afirmou que Biden estava, na verdade, “falando sobre o absurdo de Maduro e seus representantes não revelarem a verdade sobre as eleições de 28 de julho”.

A declaração do democrata ocorreu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugerir uma nova eleição na Venezuela. Questionado se apoiava um novo pleito, Biden disse “sim”.

“É bastante claro que Edmundo González Urrutia obteve o maior número de votos em 28 de julho. Os EUA apelam novamente ao respeito da vontade do povo venezuelano e ao início das discussões sobre uma transição às normas democráticas”, completou o porta-voz.

María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, rejeitou a ideia de um novo pleito. “[Nicolás] Maduro precisa saber que o custo de sua permanência aumenta a cada dia que passa”, disse.

A autoridade eleitoral da Venezuela proclamou que Maduro obteve 51% dos votos, mas não divulgou a contagem completa. As contagens publicadas pela oposição, por sua vez, indicam que González obteve 67% dos votos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link